Não é novidade que o pequeno-almoço é fundamental para iniciar o dia da melhor forma e com energia. Para as crianças, que passam por sucessivos picos de crescimento, isto é ainda mais importante. Tudo muito bem, mas e se o seu filho recusa tomar o pequeno-almoço? Há crianças que simplesmente não têm apetite matinal. Pode nem ser frequente acontecer, mas não deixa de ser problemático. Saiba o que fazer se o seu filho recusa o pequeno-almoço.
1. Fazer um jantar equilibrado
O jantar pode condicionar o apetite matinal. Se o seu filho recusa o pequeno-almoço devido a falta de apetite, poderá ser devido a excessos alimentares ao jantar no dia anterior. Comer em excesso ou alimentos ricos em gordura e pobres em fibras e água, pode afetar o esvaziamento da vesícula biliar.
Se tal acontecer, a criança pode acordar com uma sensação de enfartamento e, por isso, sem apetite. Uma refeição equilibrada e nas quantidades recomendadas, iniciada com sopa e finalizada com fruta é a melhor opção.
2. Dormir as horas de sono suficientes
Dormir as horas de sono suficientes contribui para um maior apetite ao pequeno-almoço. Sabe porquê? É que o seu filho irá acordar com mais energia e apetite para o pequeno-almoço. Assim, garanta que o seu filho dorme as horas de sono necessárias que variam consoante a idade da criança.
Por outro lado, sempre que as crianças não dormem o suficiente, acordam ensonadas, irritáveis e normalmente sem apetite.
3. Comece com alimentos leves e em pouca quantidade
A ingestão de alimentos leves, frescos e em pequenas quantidades ao início do pequeno-almoço pode contornar a falta de apetite pela manhã. Desta forma, comece por oferecer, por exemplo, fruta laminada ou um sumo de fruta. Seguidamente, poderá passar aos cereais de pequeno-almoço, preferencialmente misturados com leite, queijo quark ou iogurte. Não ofereça doses excessivas para minimizar assim a recusa da toma do pequeno-almoço.
4. Ofereça cereais integrais e reduza o açúcar
Os cereais integrais são uma fonte natural de fibra, vitaminas e minerais. São ainda uma importante fonte de energia para as crianças, assim como dão uma maior sensação de saciedade. Por outro lado, as guloseimas, apesar de parecerem uma solução rápida e apetecível não são de todo uma boa escolha. Como estes alimentos têm uma elevada densidade calórica, dão uma falsa ideia de saciedade imediata, contribuindo para um mal-estar durante a manhã e para um consumo excessivo na refeição seguinte. Além disso, as guloseimas e doces contêm demasiado açúcar que prejudica a saúde e os dentes.
Por isso, um pequeno-almoço com cereais integrais é muito importante. Se o seu filho procura consumir guloseimas, pode dar-lhe uma “guloseima” saudável. Os cereais de pequeno-almoço NAT Ursinhos poderão ser uma excelente opção pois são deliciosos mas muito práticos, saudáveis e naturais.
5. Os cereais de pequeno-almoço NAT Ursinhos
A particularidade dos cereais NAT Ursinhos e que os distingue de todos os outros, é o facto de poderem ser consumidos de várias formas, incluindo a caminho da escola! Cada ursinho corresponde a uma porção recomendada de 30 gramas e pode ser consumido numa taça com leite, ou com iogurte e ainda ser comidos secos (ao natural).
Além do seu formato adorável em forma de ursinho, os cereais NAT Ursinhos são feitos com ingredientes de origem natural, são deliciosos e nutricionalmente equilibrados. A classificação Nutri-Score dos cereais de pequeno-almoço NAT Ursinhos é verde, o que garante que são uma escolha equilibrada. Assim, os cereais NAT Ursinhos Chocolate (chocolate e morango) possuem a classificação B, enquanto que os NAT Ursinhos Mel (mel e amêndoas) arrecadaram um A.
Além disso, são adoçados com mel (Ursinhos Mel) ou com mel e chocolate (Ursinhos Chocolate). Outras características destes deliciosos cereais incluem:
- Aveia integral como ingrediente nº1
- Cereais integrais que são fontes naturais de fibra
- Sem óleo de palma
- Isentos de colorantes e aromas artificias
Saiba mais sobre os cereais de pequeno-almoço NAT aqui.