Brincar não é uma perda de tempo!
É costume os pais reclamarem que não têm tempo, e brincar acaba por ser posto em segundo plano. As consequências são graves para ocs crianças e, por consequência, também na sua vida adulta.
Descubra aqui boas razões para o seu filho brincar.
1. Permite o desenvolvimento e autoconhecimento corporal
Quando o seu filho quer chegar primeiro ele aprende a correr, quando cai, ele aprende a levantar-se. A brincar ele aprende do que é capaz e quais as suas limitações.
2. Ensina a ser autónomo e ter respeito
Ao brincar, o seu filho interage com o meio ambiente físico (coisas) e social (pessoas: pais/irmãos/educadores/crianças). Neste processo, ele adquire habilidades para se ir tornando autónomo, aprendendo a entender e respeitar o mundo que o rodeia.
3. Permite o desenvolvimento do autocontrole e atenção
Habilidades como saltar ao pé-coxinho, jogar à apanhada, montar legos ou um puzzle, vão evoluindo com cada brincadeira. Todas estas habilidades servem também para desenvolver a atenção e o autocontrole, que mais tarde ou mais cedo, o seu filho usará em diversas tarefas na vida.
4. Desenvolve a capacidade de se relacionar em grupos e trabalhar em equipa
Brincar ajuda a moldar o cérebro, explorando aspectos relacionais e de cooperação. Em jogos colectivo como é o caso do futebol, o seu filho age como parte integrante de um grupo, aprendendo a agir e a pensar como tal.
5. Desenvolve a criatividade
O seu filho pode ser um herói, um bombeiro ou bailarina, ir à lua ou escalar montanhas, tudo brincadeiras em que desenvolve a imaginação e criatividade.
6. Promove a saúde física e emocional
Entre jogos e brincadeiras, desenhos e risos, o seu filho cresce saudável e feliz, pois estes permitem-lhe o seu desenvolvimento em plenitude.