65% das crianças com obesidade em Portugal são vítimas de bullying na escola. Estes dados são o resultado de uma sondagem realizada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
Os resultados desta sondagem foram divulgados por aquela associação esta terça-feira, 20 de outubro, data que assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying.
Insultos, alcunhas e comentários inapropriados
Para a sondagem, foram entrevistados 512 encarregados de educação. A maioria dos inquiridos admitiu já ter lidado com pelo menos um episódio de bullying na escola ou preconcetivos relacionados com o peso do seu educando, nos dois anos letivos anteriores.
(…) dos atos de bullying, 47% foram efetuados por colegas da mesma turma, 40% por colegas de outras turmas e 13% por professores e funcionários não-docentes.
Os episódios de bullying foram perpetuados soba forma de insultos, alcunhas e de comentários inapropriados dirigidos a crianças de 6 a 14 anos de idade e que apresentavam excesso de peso.
No que diz respeito aos perpetuadores dos atos de bullying, 47% foram efetuados por colegas da mesma turma, 40% por colegas de outras turmas e 13% por professores e funcionários não-docentes.
Para agravar a situação, a pandemia de Covid-19 parece ter acentuado os episódios de bullying contra as crianças com excesso de peso. Com efeito, a sondagem revelou que 1 em cada 5 crianças que sofrem de obesidade foram vítimas de episódios de cyberbullying nas redes sociais durante os meses de confinamento.
Campanha People First#LivingWithObesity
Com o intuito de consciencializar e lançar um alerta para as consequências do bullying, da discriminação estigma ligados à obesidade, a APCOI associou-se à Coligação Europeia de Associações de Pessoas com Obesidade para uma campanha.
“Não há pessoas obesas, há pessoas que têm uma doença: obesidade.”
Mário Silva, presidente da APCOI
A campanha conhecida como First#LivingWithObesity, irá incluir a divulgação de um vídeo, infográficos educativos e um webinar. O webinar decorrerá em todos os países, simultaneamente e ao vivo, no dia 21 de outubro pelas 14 horas.
Em Portugal será a APCOI a divulgar todos os materiais e informação relativos a esta campanha. Poderá aceder a essa informação no portal da organização ao longo do dia de hoje.
“A APCOI aceitou o convite para participar nesta campanha europeia com o objetivo de pôr fim ao sofrimento não só das crianças, mas de todas as pessoas que em qualquer idade podem desenvolver esta doença crónica e não podem continuar a ser vítimas de estigma e de preconceito. A mensagem da campanha é simples: não há pessoas obesas, há pessoas que têm uma doença: obesidade» acrescentou Mário Silva, presidente da APCOI.
Sobre a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI)
APCOI é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada em 2010 em Portugal. O objetivo é ajudar as crianças a crescerem mais felizes e saudáveis. Isto é posto em prática através de projetos de prevenção da obesidade infantil e combate à má nutrição nas escolas.
Segundo informação retirada no portal da APCOI, 336.676 crianças já melhoraram o seu estado nutricional através do inovador método «Heróis da Fruta». Este método integra o programa escolar de reeducação alimentar da APCOI.
Saiba mais aqui.