Competências de comunicação esperadas aos 2-3 anos
Com o desenvolvimento das competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física – trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (como por exemplo: quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo.
A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 2 aos 3 anos de idade, encontrando-se organizada de acordo com as componentes da linguagem (semântica, fonologia, morfossintaxe e pragmática) cujo desenvolvimento individual permite a aquisição e produção da linguagem.
Cada componente é responsável por uma área da linguagem: a semântica pelo conteúdo, a pragmática pelo uso e a morfossintaxe (gramática) e fonologia (som) pela forma.
Componente da linguagem: Semântica
Competências esperadas:
- Compreende cerca de 900 palavras.
- Utiliza, aproximadamente 500 palavras.
- Identifica o género (feminino/masculino).
- Nomeia pelo menos uma cor.
- Nomeia partes simples do corpo humano.
- Reconhece membros da família e objectos comuns.
- Distingue tamanhos (grande/pequeno).
- Responde a perguntas simples (Quem, Onde e Qual).
- Compreende e usa proposições (p.e.: dentro, em cima).
Componente da linguagem: Fonologia
Competências esperadas:
- Discurso inteligível 50 a 70% das vezes.
- Fala para ela própria enquanto brinca.
- Pode apresentar uma “gaguez” natural, quando excitado com algum acontecimento, repetindo palavras completas.
- Pronuncia sons como: m/n/p/f/b/d/t/k/g.
Componente da linguagem: Morfossintaxe
Competências esperadas:
- Começa a fazer perguntas do tipo Sim / Não.
- Aparecimento de pronomes possessivos e da terceira pessoa do plural no discurso “meu”, “teu” e “ele”.
- Começa a usar o passado.
- Usa frases simples do tipo sujeito-verbo-objecto (SVO).
Componente da linguagem: Pragmática
Competências esperadas:
- Envolve-se e estabelece contacto ocular durante as conversações.
- Demonstra as suas frustrações através das palavras e menos com “amuos” e choro.
- Quer mostrar coisas ao adulto e obter a sua atenção constantemente, usando palavras: “Olha!”.
Leia também
- Competências de comunicação esperadas aos 3-4 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 4-5 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 5-6 anos
Devemos frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.