Competências de comunicação esperadas aos 5-6 anos
Nesta idade, a criança apresenta habilidades de linguagem bem desenvolvidas, sendo capaz de aprender palavras mais complexas o que aumenta a compreensão da informação verbal.
A criança já consegue pronunciar todos os sons da língua com clareza, elabora frases mais complexas e gramaticalmente correctas. Também apresenta um bom vocabulário que continua em desenvolvimento e é capaz de iniciar conversação, esperando a sua vez de falar.
A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 5 aos 6 anos de idade, encontrando-se organizada de acordo com as componentes da linguagem (semântica, fonologia, morfossintaxe e pragmática) cujo desenvolvimento individual permite a aquisição e produção da linguagem.
Cada componente é responsável por uma área da linguagem: a semântica pelo conteúdo, a pragmática pelo uso e a morfossintaxe (gramática) e fonologia (som) pela forma.
Componente da linguagem: Semântica
Competências esperadas:
- Vocabulário alargado e adequado às situações – incorpora novas palavras no discurso espontaneamente.
- Reconta histórias, explica experiências de forma mais coesa, sequencial e elaborada.
- Capacidade de sinonímia e antonímia.
- Capacidade de categorização.
Componente da linguagem: Fonologia
Competências esperadas:
- Melhor pronunciação das palavras.
- Melhor memória auditiva.
Componente da linguagem: Morfossintaxe
Competências esperadas:
- Estrutura frásica mais complexa.
Componente da linguagem: Pragmática
Competências esperadas:
- Participa em discussões de grupo, toma a sua vez de forma adequada em conversações.
- Tece comentários relativos aos tópicos que estão a ser discutidos.
Leia também
- Competências de comunicação esperadas aos 2-3 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 3-4 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 4-5 anos
Devemos frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.