Competências de comunicação esperadas aos 4-5 anos
Nesta fase aparecem as orações subordinadas e causais, que permitem a compreensão de algumas frases passivas com verbos de ação (embora na maioria dos casos apresentem dificuldade até idade mais avançada).
Descobrem os pronomes possessivos e os advérbios de tempo, como ‘’hoje’’ e ‘’agora’’ e tornam-se capazes de expressar a causa e a consequência (“ele come porque tem fome”). Também aprendem os diferentes tipos de discurso e começam a julgar o uso correcto da linguagem.
A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade, encontrando-se organizada de acordo com as componentes da linguagem (semântica, fonologia, morfossintaxe e pragmática) cujo desenvolvimento individual permite a aquisição e produção da linguagem.
Cada componente é responsável por uma área da linguagem: a semântica pelo conteúdo, a pragmática pelo uso e a morfossintaxe (gramática) e fonologia (som) pela forma.
Componente da linguagem: Semântica
Competências esperadas:
- Compreende 2500 a 2800 palavras.
- Usa 1500 a 2000 palavras.
- Descreve o que o outro faz com os objectos.
- Descreve acontecimentos que aconteceram no passado, de forma detalhada.
- Conhece os opostos: grande/pequeno; pesado/leve.
- Dá atenção e ouve histórias, conversações e filmes.
Componente da linguagem: Fonologia
Competências esperadas:
- Discurso inteligível 80 a 90% das vezes.
- Repete frases com 10 a 12 sílabas.
- Pode articular de forma incorrecta o /r/; /s/; /j/; /l/ e grupos e encontros consonânticos.
Componente da linguagem: Morfossintaxe
Competências esperadas:
- Descreve imagens através de frases completas.
- Usa todos os pronomes adequadamente.
- Usa frases complexas no discurso (coordenadas e subordinadas).
- Usa o passado presente e futuro.
- Usa verbos e plurais irregulares de forma inconsistente.
Componente da linguagem: Pragmática
Competências esperadas:
- Inventa histórias.
- Joga de forma dramática e conversa muito.
Leia também
- Competências de comunicação esperadas aos 2-3 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 3-4 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 5-6 anos
Devemos frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.