Competências de comunicação aos 3-4 anos
Nesta faixa etária, o uso da linguagem torna-se mais complexo, pois já são capazes de coordenar frases através de conjunções, utilizam plurais e tempos passados.
Também conseguem perceber histórias que contam experiências passadas e aplicam pronomes pessoais, preposições e advérbios. Nesta idade, as crianças compreendem comparações de tamanhos e seguem duas a quatro ordens simples. Gostam de cantar canções de todo o tipo e conversam muito, esforçando-se para que sejam entendidas.
A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 3 aos 4 anos de idade, encontrando-se organizada de acordo com as componentes da linguagem (semântica, fonologia, morfossintaxe e pragmática) cujo desenvolvimento individual permite a aquisição e produção da linguagem.
Cada componente é responsável por uma área da linguagem: a semântica pelo conteúdo, a pragmática pelo uso e a morfossintaxe (gramática) e fonologia (som) pela forma.
Componente da linguagem: Semântica
Competências esperadas:
- Compreende cerca de 1200 palavras.
- Usa cerca de 800.
- Compreende conceitos temporais como manhã, tarde e noite.
- Compreende conceitos espaciais como à frente, atrás, para cima, para baixo.
- Consegue seguir histórias simples para crianças.
Componente da linguagem: Fonologia
Competências esperadas:
- Gagueja menos frequentemente.
- Pronuncia todas as sílabas das palavras, excepto grupos e encontros consonânticos.
- O discurso é inteligível 70 a 80% do tempo.
- Os fonemas /s/; /z/; /e/ ainda são distorcidos.
- O /l/ e /r/ são omitidos.
Componente da linguagem: Morfossintaxe
Competências esperadas:
- Faz muitas questões do tipo “O quê?” e “Quem?”.
- Usa a coordenação e usa plurais.
- Usa complemento direto e indireto.
Componente da linguagem: Pragmática
Competências esperadas:
- Estabelece contacto ocular de forma mais consistente durante as conversações.
- Inicia conversações, através de comentários ou observações.
- Faz muitas perguntas, por vezes a mesma, repetidamente num curto espaço de tempo, como por exemplo “Porquê?”.
- Mantêm-se durante 10 a 15 minutos sentado e envolvido numa atividade.
Leia também
- Competências de comunicação esperadas aos 2-3 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 4-5 anos
- Competências de comunicação esperadas aos 5-6 anos
Devemos frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.