Marcos da linguagem dos 2 aos 3 anos
Com o desenvolvimento das competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física – trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (como por exemplo: quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo.
A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 2 aos 3 anos de idade.
Componente da linguagem | Competências esperadas |
Semântica |
|
Fonologia |
|
Morfossintaxe |
|
Pragmática |
|
Competências de comunicação esperadas entre os 2 e os 6 anos de idade:
- Tabela das competências esperadas entre os 2 e os 3 anos de idade
- Tabela das competências esperadas entre os 3 e os 4 anos de idade
- Tabela das competências esperadas entre os 4 e os 5 anos de idade
- Tabela das competências esperadas entre os 5 e os 6 anos de idade
Devemos também frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.