Os primeiros tempos com um bebé podem ser bem mais fáceis se planeados com antecedência, se descomplicar e se confiar na sua capacidade para cuidar do recém-nascido.
Como mães, temos os dias sempre ocupados e o tempo parece esgotar-se rapidamente e com metade das tarefas planeadas por fazer. Seja porque temos um novo bebé em casa, porque é necessário continuar a apoiar outros filhos ou por qualquer outro motivo.
Mas, igualmente importante, é não se esquecer de si e das suas próprias necessidades para conservar a sua energia e se manter otimista (ver Preparar-se para o parto antes do nascimento).
8 Dicas para cuidar do recém-nascido
1. Amamentação
O leite materno é o melhor alimento para o bebé mas, para além das vantagens nutricionais, tem muitas outras. Está sempre pronto, quente e disponível para oferecer ao bebé e parece que pode ajudar a mãe a perder algum peso no pós-parto (ver Alimentação no pós-parto).
Perante algumas dificuldades, como a pega da mama ou fissuras nos mamilos, procure ajuda especializada antes de desistir.
2. Não se preocupe demasiado com o silêncio
Apesar dos bebés precisarem de um ambiente calmo para descansar e dormir a sesta, não precisa de andar em bicos de pés durante as sestas diurnas.
Os bebés precisam de ser ensinados a distinguir o dia da noite para, gradualmente, concentrarem o maior período de sono à noite: de dia há atividade e luz e, à noite, silêncio, escuridão e descanso.
Por outro lado, alguns bebés acham mesmo reconfortante o som de alguns eletrodomésticos como da máquina de lavar ou o aspirador.
3. Vínculo afetivo
Cuidar do recém-nascido também é aprender a reconhecer as suas necessidades e dar aconchego. A ligação emocional que os pais estabelecem com o seu bebé permite criar laços afetivos que perduram por toda a vida. Apesar, por vezes, o vínculo entre os pais e o seu bebé não ser imediato, surgirão muitas oportunidades para criar essa ligação tão especial com a criança.
4. Evitar alergias
Ao nascer, o sistema imunitário do bebé ainda não está completamente desenvolvido o que o torna mais afoito a infeções e doenças.
Tenha especial atenção à limpeza do quarto do bebé (e de outras divisões da casa onde ele esteja durante o dia) para evitar reações alérgicas (como aos ácaros do pó da casa, por exemplo).
Decore o quarto de modo simples. Use cortinas práticas que possa retirar facilmente, lavar na máquina e voltar a colocar. Evite tapetes felpudos, bonecos de peluche e outro tipo de materiais que acumulam muito pó.
5. Stock de fraldas
As fraldas nunca são demais. Em média, os bebés fazem 10 ou mais cocós por dia o que significa que vai precisar de ter muitas fraldas em casa. Descartáveis ou não, não se esqueça de fazer um bom stock ainda antes do seu bebé nascer (ver Como trocar a fralda ao bebé?).
6. Sinais de fome
Os bebés choram por vários motivos e, apesar de parecer confuso nos primeiros dias, rapidamente vai saber identificar por que chora o seu bebé (ver Choro do bebé: tipos, causas e como acalmar) .
Um dos motivos mais comuns para o choro do bebé é por que está com fome. Se, para além de chorar, o seu bebé levar os dedos à boca ou fizer o reflexo de mamar com a boca, é sinal de que está na hora de mamar. Nas primeiras semanas de vida, o bebé não deve passar mais do que 3 a 4 horas sem ser alimentado.
7. Sono
Os recém-nascidos e os bebés até aos 12 meses precisam de dormir entre 12 a 16 horas por dia (ver Tabela do sono). Só assim conseguem descansar o tempo necessário.
A qualidade do sono também é essencial para a produção da hormona do crescimento e para que o bebé possa estar bem-disposto e animado quando está acordado. Nesse aspeto, não difere muito dos adultos.
8. Cuide de si
A recuperação física e emocional da gestação e do parto em conjunto com a privação do sono podem ser um peso demasiado pesado para gerir e afetar a sua confiança enquanto mãe e cuidadora.
Cuidar do recém-nascido também é cuidar de si. Assim, é muito importante pedir ajuda, dormir quando o bebé dorme e confiar no seu instinto maternal.
Acabou de ter um bebé? Guia de sobrevivência para as primeiras semanas