O período de regresso às aulas pode ser um dos mais stressantes do ano para os pais, com um em cada três a referir que é pior do que mudar de casa, segundo um estudo promovido pela Staples.
Este estudo revela que 76% dos pais consideram que o período de regresso às aulas depois das férias de verão é um momento stressante, com maior incidências nas mulheres.
Os resultados indicam que os os pais gastam em média 262 euros na preparação para o regresso à escola dos seus filhos, com um em oito (13%) a subir aos 450 euros em material escolar, numa proporção maior para o 2º e 3º ciclos comparativamente com o 1º ciclo.
Para além dos custos, este estudo também apresenta as preocupações dos pais e das crianças neste período.
Os fatores de stress dos pais…
- 54% – Receio das crianças estarem desmotivadas com a escola;
- 38% – Mau comportamento;
- 31% – Irem mal preparadas;
- 23% – Receio das crianças estarem stressadas.
E dos filhos…
- 44% – Stress;
- 38% – Medo de não fazer amigos;
- 37% – Receio da aula menos favorita.
Muitos pais referiram técnicas para entusiasmar os filhos como o planeamento de visitas de amigos dos filhos a casa durante as férias (41%) ou permitir que os filhos decorem o material escolar (38%).
Sharon Tan, head of category management da Staples para a Europa, comentou estes resultados: “Ainda que soubéssemos que este período de regresso às aulas pode ser desafiante para os pais, ficámos surpreendidos ao saber que é comparado com outros momentos stressantes como mudar de casa – muitas vezes considerado como uma das coisas mais stressantes que uma pessoa pode fazer”.
E revela a razão: “Do que descobrimos, pode estar particularmente relacionado com falta de preparação. Deixar tudo para a última hora conduz a muita correria antes e no início da data.”
As conclusões deste estudo referem que um em oito pais inquiridos (13%) preparam o novo ano depois do arranque escolar enquanto que 16% o fazem com menos de uma semana de antecedência.
O inquérito focado no impacto do regresso à escola nas crianças e pais foi levado a cabo pela Atomik Research junto de mil adultos portugueses em junho de 2016, para a Staples.