Fobia escolar. Quando procurar ajuda de um especialista?
A fobia escolar consiste num medo exacerbado que a criança sente em ir para a escola e está relacionada com a ansiedade face ao desconhecido e, muitas vezes, com as mudanças de ciclo escolar. A criança começa por recusar ir à escola, inventa vários motivos, e passa a evita-la seriamente.
Intervenção psicológica
O tratamento da criança com fobia escolar deverá ser abrangente. A participação dos pais e da escola é fundamental em todo o processo. Os seus pares podem ser um excelente recurso na integração da criança na escola. A articulação com todos os elementos que envolvem a criança é crucial para o sucesso da intervenção.
A investigação indica que a Terapia Familiar e a Terapia Cognitivo Comportamental têm resultados bastante eficazes na resolução desta problemática.
Quando a criança não beneficia de intervenção psicológica, nesta fase, estaremos certamente, a condicionar a sua autonomia, independência, auto estima e competências sociais, e com consequências significativas para a sua vida futura.
Em consulta, é comum encontrar-se crianças com Fobia Escolar, que não foram diagnosticadas nem tão pouco acompanhadas durante anos, e que a situação se agravou, e mais tarde desenvolveram outros medos, nomeadamente, de elevador, animais, escuro, e muitos outros.
É fundamental que os pais procurem apoio e se informem sobre a problemática em questão, e sobretudo sigam as orientações do Psicólogo ou Pedopsiquiatra que avalie e acompanhe o seu filho.
A contribuição dos pais e outros significativos, é determinante para o bem estar físico e psicológico dos seus filhos.
Leia também