A amoxicilina é um antibiótico normalmente prescrito para tratar diversas infeções, uma vez que a substância química consegue eliminar uma série de diferentes bactérias presentes no organismo.
O que é a amoxicilina?
É um antibiótico que combate batérias como Streptococcus, Listeria monocytogenes e Enterococcus, E. coli, vírus influenza, salmonella, entre outros.
Existe em diversas formas. Os mais comuns são os comprimidos revestidos e as cápsulas, mas também existe uma suspensão oral (xarope) e comprimidos dispersíveis.
Também as doses variam consoante os casos. No caso das cápsulas, comprimidos e comprimidos dispersíveis a dosagem pode ser de 1000mg ou de 500mg. Quando aos xaropes, tem duas versões- a de 250 mg/5 ml ou 500 mg/5 ml.
Em que situações é prescrita?
Tratando-se de um antibiótico, a amoxicilina é apenas vendida mediante prescrição médica. Ou seja, só perante o diagnóstico é que o médico assistente poderá prescrever este medicamento.
A amoxicilina é habitualmente prescrito em casos de:
- Amigdalite;
- Infeções respiratórias como bronquite, faringite e pneumonia;
- Vaginite ou determinadas infeções vaginais;
- Otite;
- Infeção da pele ou mucosas;
- Infeções pela bactéria Helicobacter pylori.
Pode ainda ser recomendado por médicos dentistas no seguimento de intervenções odontológicas ou como terapêutica para a periodontite.
De frisar que, apesar dos sintomas associados à doença diagnosticada poderem desaparecer durante a toma do medicamento, o seu tratamento não deve ser interrompido. Deve ser tomada sempre a posologia durante o período determinado pelo médico. Caso contrário, a situação poderá não ficar bem curada e poderá estar também a contribuir para uma maior resistência à bactéria, o que significa que quando for necessário uma nova toma deste fármaco o corpo poderá não reagir.
Quais os efeitos secundários?
Como em todos (ou quase todos) os fármacos, também a amoxicilina pode ter efeitos colaterais, tais como:
- Diarreia;
- Vómitos;
- Enjoos;
- Vermelhidão;
- Alergia.
De frisar que se tiver vómitos ou diarreia 4 horas após a toma do anticoncecional, a sua eficácia poderá estar comprometida. Por esse motivo, é aconselhável o uso de preservativos nos sete dias seguintes à data do acontecimento se quiser prevenir uma gravidez indesejada.
Contraindicações da Amoxicilina
As pessoas com historial clínico de alergia a este tipo de antibióticos, como a penicilina e cefalosporina, ou a algum dos seus componentes químicos.
Se houver suspeita de que a pessoa tenha mononucleose infecciosa também não deve tomar este fármaco. Além disso, as grávidas ou mulheres que amamentam e os doentes com problemas nos rins ou pessoas que estejam a tomar, em simultâneo, outros comprimidos devem alertar o seu médico para o efeito.
Vantagens e desvantagens
Uma das maiores vantagens da amoxicilina é que esta tem uma taxa de eficácia e segurança bastante alta em diversos tipos de infeções.
A principal desvantagem prende-se com o facto de haver pessoas que não a podem tomar por terem alergia a algum componente da fórmula.
A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Assim sendo, perante qualquer incómodo, aconselhamos que se desloque ao seu médico assistente a fim de obter o diagnóstico e tratamento adequado.