As manchas e os problemas de pele nos bebés são muito comuns nos primeiros meses de vida. A pele, particularmente sensível, fina e hiper reativa às agressões dos fatores ambientais, facilmente desenvolve irritações.
Geralmente, os problemas de pele nos bebés não são graves e o tratamento é feito com cremes e pomadas indicados pelo pediatra. Conheça as causas, sintomas e tratamentos dos problemas de pele mais comuns nos bebés.
Uma vez que a circulação sanguínea do bebé ainda não está estabilizada à nascença, também podem aparecer pequenas manchas e/ou sinais na pele do rosto e corpo. A maioria destas manchas desaparecem ao longo do tempo, sem necessidade de tratamento mas, ainda assim, devem ser observadas por um dermatologista.
Problemas de pele nos bebés
As manchas no bebê podem ser facilmente identificadas através das suas características, forma ou momento em que surgem, no entanto, é sempre recomendado consultar o pediatra antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
1. Assadura da fralda ou dermatite da fralda
Causas e sintomas
O contacto prolongado com a urina e as fezes, a alergia a cremes ou a produtos usados no banho e na limpeza do bebé ou uma infeção secundária causada por bactérias e fungos são algumas das causas da assadura da fralda.
A pele da zona íntima fica irritada e pode apresentar lesões de vermelhidão com pequenas bolhas. É um dos problemas de pele nos bebés mais frequente.
Tratamento
A fralda do bebé deve ser trocada pelo menos a cada 3 horas e sempre que o bebé faz cocó. Para limpar o rabinho e a zona genital é suficiente usar água morna e uma gaze (ou uma toalha macia de algodão) e sabão neutro. Depois de lavar, secar muito bem antes de colocar a fralda. Saiba outros cuidados a ter para prevenir e tratar a assadura da fralda.
2. Acne neonatal
Causas e sintomas
O acne neonatal pode surgir até aos 6 meses de vida sendo um dos problemas de pele nos bebés mais frequente nas primeiras 3 semanas de vida. Manifesta-se na pele através do aparecimento de pequenos pontos brancos.
Tratamento
Os pontos não devem ser espremidos nem rebentados (e evite mexer nas lesões com as suas unhas para não infetar e agravar o problema) e o banho com água e sabonete de bebé neutro pode ajudar a acelerar a cura. O rosto pode ser lavado com uma luva suave.
Use produtos especificamente desenvolvidos para a pele do bebé (sem álcool, iodo, sabão, glicerina, sódio lauril sulfato, sódio laureth sulfato, parabenos, entre outros).
3. Impetigo
Causas e sintomas
O impetigo é uma infeção da pele causada por bactérias. Extremamente contagiosa, as lesões podem aparecer em zonas fragilizadas da pele (picada de insetos, varicela, dermatite da fralda, eczemas). O impetigo surge sob a forma de lesões cor de mel (crostas amareladas) crostosas rodeadas por zonas de pele avermelhada.
Tratamento
As zonas afetadas devem ser lavadas com água morna massajando levemente para amolecer e remover as crostas. Se necessário, o dermatologista poderá recomendar a aplicação de um anti-séptico para desinfetar a pele e aplicar pomada com antibiótico 2 a 3 vezes por dia até desaparecerem as crostas.
4. Sarna (escabiose)
Causas e sintomas
A sarna é uma doença da pele provocada pela infestação da pele por ácaros. Dá origem a pápulas avermelhadas, principalmente entre os dedos, punhos, cotovelos, axilas, peito, nádegas e região genital.
A comichão intensa é o sintoma mais comum da escabiose, especialmente à noite. Contudo, os bebés com menos de dois ou três meses podem não ter comichão.
Tratamento
O tratamento consiste no uso de cremes ou loções o que será determinado de acordo com os sintomas apresentados e a gravidade da infeção. Todos os membros da família deverão ser tratados. Saiba mais sobre os sintomas e como tratar a sarna.
5. Seborreia ou dermatite seborreica
Causas e sintomas
A seborreia é uma inflamação da pele, provocada pelo aumento de produção de sebo pelas glândulas sebáceas em conjunto com a presença de um fungo. No recém-nascido afeta sobretudo o couro cabeludo, sendo chamada de “crosta láctea”.
Tratamento
O tipo e duração do tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Para a dermatite do couro cabeludo aplicam-se champôs que melhoram a caspa e a oleosidade do cabelo. Devem aplicar-se com o cabelo molhado como qualquer champô normal e devem deixar-se a atuar durante pelo menos 5 minutos antes de passar por água.
6. Varicela (catapora )
Causas e sintomas
A varicela é uma doença infeto-contagiosa provocada pelo vírus zoster da varicela. Muito contagiosa, a doença pode espalhar-se facilmente em meios fechados, como nas creches e escolas. A infeção pelo vírus dá origem ao aparecimento de bolhas vermelhas que provocam muita comichão.
Tratamento
O tratamento da catapora é realizado em casa. Poderá ser receitado antibiótico e, no caso de a criança sofrer de eczema, um antivírico para reduzir o risco de complicações. O médico também poderá prescrever um medicamento para baixar a febre.
É muito importante tratar a pele para minimizar o desconforto e a tendência natural para coçar as borbulhas o que pode deixar marcas permanentes. Conheça melhor os sintomas, como é realizado o diagnóstico e tratamento da varicela.
7. Sudamina ou dermatite pelo calor
Causas e sintomas
A sudamina, também conhecida como brotoeja consiste no aparecimento de pequenas bolhas vermelhas ou brancas provocadas pelo excesso de calor e transpiração. As erupções causam muita comichão e aparecem sobretudo nas axilas, nas virilhas e nas dobrinhas da pele, mas também no peito, cintura e costas.
Tratamento
A dermatite pelo calor pode ser evitada vestindo o bebé com roupa adequada à estação do ano, com fibras naturais que deixem transpirar a pele. A exposição direta ao sol deve ser evitada até aos 6 meses de idade.
8. Milium, mília neonatal ou quistos de mílio
Causas e sintomas
Entre os problemas de pele nos bebés encontra-se o milium, doença caracterizada por pequenas erupções cutâneas, que aparecem aos milhares, semelhantes a pequenos quistos cor de pérola ou amarelados.
Tratamento
O milium é um problema mecânico da pele do recém-nascido, ou seja, que aparece quando parte da estrutura da pele não funciona bem, não necessita de tratamento específico e acaba por desaparecer em pouco tempo.
9. Tinha ou micose da pele
Causas e sintomas
A tinha é uma doença da pele que pode ser provocada por diversos fungos que podem infetar diferentes partes do corpo, originando diferentes doenças. A infeção da pele (Tinha corporis) provoca o aparecimento de lesões arredondadas de cor rosa que dão muita comichão.
Tratamento
O tratamento é feito através da aplicação de medicamentos com ação antifúgica em forma de pomada, líquido ou spray. A roupa e os chapéus do bebé devem ser lavados com água quente no início do tratamento para evitar nova contaminação.
10. Candidíase do períneo
Causas e sintomas
A candidíase do períneo é uma infeção provocada por um fungo. A infeção na zona da fralda começa por pequenas pápulas avermelhadas e salientes que vão crescendo acabando por dar origem a grandes zonas de pele avermelhada e dolorosa.
Tratamento
O tratamento é realizado com base na aplicação de cremes antifúgicos prescritos pelo dermatologista. Após a limpeza da área afetada, o creme é aplicado várias vezes por dia, sempre que se muda a fralda.
A fralda deve ser mudada com frequência e sempre que se suspeita que está suja. A pele da zona da fralda deve ser mantida sempre limpa e seca.
Saiba também como cuidar da pele do seu bebé no tempo frio e no tempo quente e os cuidados com a pele do bebé em férias.