Sintomas da prisão de ventre
As fezes dos bebés alimentados exclusivamente a leite materno têm uma consistência pastosa, quase líquida. Mesmo assim, é normal que o bebé pareça fazer força para defecar.
Nas primeiras semanas de vida, os bebés alimentados ao peito, podem fazer pequenos cocós várias vezes ao dia, após casa mamada, frequência que vai naturalmente diminuindo ao longo do tempo.
Os bebés alimentados com leite de fórmula podem fazer cocós de consistência mais dura e menos vezes durante o dia sem que isso constitua um problema ou incomodo para o bebé.
Desde que o bebé não mostre desconforto abdominal após as refeições e as fezes apresentem uma consistência mole, não deverá haver motivo para alarme. Cada bebé tem o seu ritmo biológico e o número de vezes que suja a fralda não tem um padrão.
A prisão de ventre é uma condição que aparece com maior frequência com a introdução dos sólidos na alimentação do bebé. Os principais sintomas da prisão de ventre são:
- Dor de barriga
- Evidente desconforto e irritabilidade (que pode mesmo causar distúrbios no sono)
- Produzir fezes muito duras e “às bolinhas”
- Fissuras no rabinho (sinal de que o bebé faz muita força para conseguir evacuar)
- Sangramento (fezes com sangue)
- Gases e estômago duro e inchado
Se o seu bebé deve evitar oferecer alguns alimentos como a banana amarela (para soltar o intestino a banana deve estar bem madura caso contrário, tem um efeito adverso, agravando a obstipação) ou a maçã.
A prisão de ventre ou obstipação infantil deve ser vigiada para que não se torne num problema de saúde crónico agravado com outras complicações como a fissura anal ou as hemorróidas.
Se a criança apresentar sintomas ou queixas de prisão de ventre por um período superior a 2 semanas deve ser vista por um médico e, caso manifeste um ou mais dos seguintes sintomas abaixo deve ser analisada pelo médico imediatamente:
- Febre
- Vómito
- Sangramento
- Abdómen inchado
- Perda de peso
Bibliografia
- Constipation and Your Child, American Academy of Pediatrics, 7 de setembro de 2013
- Artigo Evaluation and Treatment of Constipation in Infants and Children: Recommendations of the North American Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition 43:e1Ye13, September 2006 Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia
- National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC) – consulta online a 26 de junho de 2014
- O Livro da Criança – do 1 aos 6 anos, de Mário Cordeiro, edição A Esfera dos Livros, outubro de 2007, pág. 133 e 696