Existem bebés que, pouco tempo após o nascimento, começam a dormir durante a noite horas a fio, proporcionando aos pais uma adaptação tranquila à vida com o novo elemento da família.
Todavia, para muitos pais, conseguir que o seu rebento tenha uma noite de sono tranquila nos primeiros meses de vida pode ser um verdadeiro desafio.
Porque é que muitos bebés acordam tantas vezes durante a noite? E porque é tão difícil fazê-los voltar a adormecer?
Para melhor compreender os mecanismos de sono nos primeiros tempos de vida, apresentamos 10 razões que levam os bebés a acordar durante a noite e dicas para conseguir uma noite de sono tranquila para toda a família.
Ciclos de sono
A alternância entre os ciclos de sono, de sono REM (sigla para Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos) para sono não-REM faz despertar os bebés.
Os diferentes padrões de ondas cerebrais durante certos períodos determinam esses ciclos ou estádios de sono.
A transição entre os mesmos faz despertar muitos bebés, por vezes a sentir fome, o que os faz chorar ou chamar os pais. É normal despertar algumas vezes durante a noite nas transições de estádios de sono.
Os pais devem procurar interferir cada vez menos para adormecer os bebés de forma a que os pequeninos gradualmente aprendam a adormecer por eles próprios.
Ondas cerebrais
Na sua maioria, os bebés conseguem dormir durante um período de seis ou mais horas por volta dos seis meses de idade.
Após os seis meses de idade as ondas cerebrais vão amadurecendo e o bebé apresenta padrões muito semelhantes aos de um adolescente de 18 anos no que respeita o sono, sendo normal despertar durante as transições na atividade cerebral.
No entanto, ao contrário de um jovem, quando o bebé acorda durante essas transições poderá requerer a atenção dos pais.
Dentes
O rompimento dos dentes é um fator que leva os bebés a despertarem durante a noite. Esta fase começa cerca dos seis meses de idade e pode prolongar-se por muitos meses.
Fale com o pediatra do seu bebé para que este lhe recomende algo que o ajude a passar essa fase de forma mais tranquila.
Os pais
Quando os bebés são habituados a adormecer no colo dos pais, são embalados, levados a passear de carro ou necessitam de uma chupeta ou biberão para adormecerem, poderão não ter a oportunidade de desenvolverem técnicas para se acalmarem e adormecerem por si próprios.
O bebé deve ser habituado desde o início a adormecer por si próprio. Dê-lhe muitos mimos, mas tente não o embalar até adormecer.
Dormir mal ou bem
Há bebés que têm tendência a dormir melhor que outros. No entanto, existem bebés que naturalmente dormem bem mas que possuem maus hábitos de sono.
O papel dos pais aqui é o de incutir bons hábitos de sono no bebé. A existência de uma rotina e de consistência é essencial.
Por exemplo, habituar um bebé a adormecer no colo poderá não ser benéfico. Ao acordarem durante a noite poderão associar o voltar a adormecer com o colo, causando a falta do mesmo problemas no sono.
Picos de crescimento
Os picos de crescimento acontecem quando o bebé cresce a um ritmo muito rápido, duram apenas alguns dias e podem igualmente ser responsáveis pelo despertar do bebé durante a noite.
Estes surtos de crescimento sucedem frequentemente à volta dos 7-10 dias de idade, 3 e 6 semanas e 3, 6 e 9 meses de idade.
Desenvolvimento
A aprendizagem de uma nova competência pode ser responsável pela falta de sono no bebé. O bebé aprende a sentar-se ou a pôr-se de pé e quer praticar a sua nova capacidade durante a noite.
Aos nove meses aprendem a ficar de pé no berço, o que os leva a despertar mais vezes, razão pela qual muitos pais dão com o seu bebé de pé e pronto para a ação a meio da noite!
Uma forma de evitar isso pode usar um pijama/saco de bebé para ele dormir e evitar que os pés fiquem soltos e o bebé ao acordar tenha logo vontade de uma sessão de prática da sua nova competência!
Infeções
Normalmente, a partir dos seis meses de idade os bebés começam a ter mais infeções. Isto porque por volta desta idade os bebés vão para a creche/infantário, a convivência com outras crianças assim como a vontade que por esta altura as crianças têm de explorar o mundo que as rodeia, faz com que comecem a colocar na boca todo o tipo de objetos, estando assim mais sujeitos a infeções e a adoecerem, provocando o despertar noturno.
Alterações no comportamento
Entre os seis e os nove meses de idade, à medida que desenvolvem um maior sentido de independência e de si próprios, os bebés poderão despertar mais frequentemente durante a noite.
Muitas vezes começam a falar durante a noite só para ouvirem os sons que conseguem fazer.
Pelos 9 meses desenvolvem a ansiedade de separação, o que poderá levar a alterações nos seus padrões de sono. Acordam e poderão gritar ao aperceber-se que o pai e/ou mãe não se encontram ao seu lado.
A chupeta e o biberão
Muitos bebés são condicionados para adormecerem a sugar algo, logo desde o nascimento. Os recém-nascidos adormecem ao mamarem ou no biberão.
Entre os 6 e os 12 meses de idade muitos bebés que adormecem com chupeta acordam se esta cair durante o sono.
A solução é eliminar o hábito, mas não se esqueça de ser paciente pois isso poderá demorar algum tempo se o bebé já o fizer por um período de 6 ou mais meses.
Leia também