A importância do exercício físico na gravidez
Mantenha uma vida ativa e pratique exercício regularmente. Estar grávida não é sinónimo de estar parada.
É provável que tenha necessidade de abrandar o ritmo do seu dia-a-dia adaptando-o a um estilo de vida menos stressante. No entanto, isto não significa que deva abandonar (ou que não possa iniciar) uma atividade física que lhe dê prazer.
Os benefícios da atividade física são inúmeros, mesmo na gravidez:
- É uma fonte natural de energia.
- Liberta endorfinas, que melhoram o seu ânimo bem-estar.
- Estimula a formação óssea.
- Previne a perda de massa muscular e aumenta o tónus muscular (tão importante na gravidez para ajudar a combater as dores nas costas e a tensão nos ombros devido ao aumento do peso e do volume da barriga).
- Complemente a atividade física com exercícios de relaxamento e meditação, excelentes para controlar a ansiedade e as mudanças de humor provocadas pelas alterações hormonais.
- O exercício aeróbico (como caminhar de forma continuada e ritmada) aumenta o fornecimento de oxigénio, melhora o funcionamento do coração, dos pulmões e do sistema cardiovascular.
Tonifique os músculos da região pélvica, praticando os exercícios de Kegel (que também ajudam a prevenir problemas de incontinência urinária no futuro mesmo que o parto não provoque qualquer dano nos músculos do pavimento pélvico). Comece a praticá-los desde cedo e continue depois do parto.
Contrair e relaxar os músculos da pélvis e da uretra (aqueles que nota quando tenta parar o fluxo da urina) em séries de 10 repetições, pelo menos, 3 vezes por dia ajuda a devolver-lhes a elasticidade e força apropriadas.
Leia também