A alimentação numa gestação saudável
O controlo do peso na gravidez é um fator muito relevante para prevenir determinadas complicações para a sua saúde e para a do seu bebé (não só na gestação mas para toda a vida). O excesso de peso também pode tornar a experiência do trabalho de parto e o período pós-parto menos memoráveis.
Se está a pensar engravidar e tem excesso de peso, procure fazer uma dieta controlada, com a ajuda e orientação do seu médico. O ideal é adotar o mais cedo possível novos hábitos alimentares abandonando rotinas alimentares perversas e manter-se fiel a uma dieta saudável e nutricionalmente equilibrada complementada por exercício físico adequado e regular.
Tenha também em atenção que com a gravidez o metabolismo torna-se mais lento o que dificulta a digestão induzindo outros desconfortos como azia, prisão de ventre ou insónias noturnas. A gravidez não é o momento oportuno para fazer ou iniciar uma dieta para emagrecer mas antes uma excelente oportunidade para melhorar a sua alimentação e, por inerência, a sua qualidade de vida.
Faça refeições pequenas e mais frequentes, reduza a ingestão de gorduras saturadas (carnes, lacticínios gordos e pastelaria industrial) e aumente o consumo de leite, peixe, verduras de folha verde, cereais integrais, legumes e frutas da época. Hidrate-se por dentro. Beba dois litros de água por dia.
Evite a ingestão de alimentos processados e modere o consumo sal. Prefira as ervas aromáticas para condimentar as refeições. Evite os sumos industriais, as bebidas gaseificadas, o café e o álcool que, para além de efeitos adversos para o desenvolvimento fetal, também prejudicam a absorção de cálcio pelo seu organismo, provocam azia e prejudicam um sono regular.
Leia também