As hemorroidas ocorrem quando as veias do canal anal inflamam e ficam salientes (prolapso), o que causam muito desconforto e, em alguns casos, dor. O aparecimento de hemorroidas durante a gravidez é muito frequente, sobretudo a partir do segundo trimestre e no período pós-parto (devido ao traumatismo associado com o trabalho de parto).
Isto ocorre devido ao aumento de peso e da pressão exercida na região pélvica, prisão de ventre e devido ao aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo da mulher que faz com que as veias da região anal dilatem e fiquem inchadas, originando, assim, as hemorroidas.
As hemorroidas na gravidez são comuns e podem aparecer em qualquer altura, sendo mais frequentes a partir do segundo trimestre: quando há um maior aumento de peso e uma maior pressão exercida nas pélvis.
Os principais sintomas
As hemorroidas da gravidez podem ser internas ou externas e estão na origem de alguns sintomas:
- Dor na região anal, principalmente ao evacuar, andar ou sentar;
- Evacuação dolorosa;
- Prurido ou comichão e/ou irritação no interior ou à volta do ânus;
- Perda de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico após limpeza da região anal;
- Saliência no ânus (hemorroida externa).
Como prevenir as hemorroidas e diminuir o desconforto?
- Evitar ao máximo a fricção das partes irritadas e esforço excessivo ao defecar;
- Corrigir maus hábitos alimentares e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra para ajuda a regularizar o trânsito intestinal;
- Aumentar o consumo de água;
- Evitar comida com especiarias que irritam a mucosa retal;
- Evitar manter a mesma posição durante muito tempo;
- Evitar usar vestuário apertado e materiais sintéticos;
- Tentar adotar um ritmo intestinal regular;
- Preparar um banho de assento;
- Evitar o uso abusivo de laxantes (estes fármacos alteram o trânsito intestinal);
- Usar pomadas ou outros tratamentos de acordo com a prescrição médica.
É importante consultar um especialista se os sintomas persistirem para avaliar o tipo de tratamento mais indicado.
As hemorroidas externas não impedem um trabalho de parto normal, pelo que não obriga a uma cesariana, mas essa decisão vai depender do desejo da mulher e da opinião do obstetra.
O melhor auxiliar de tratamento
Para otimizar e acelerar o tratamento das hemorroidas, é possível recorrer a medicamentos tópicos, em gel ou pomada, na região do canal anal. Estes devem possuir propriedades anti-inflamatórias para reduzir a inflamação local, anestésicas para alívio da dor e lubrificantes e emolientes para uma maior proteção da pele.
O Procto-Glyvenol é uma solução farmacêutica não sujeita a receita médica para o tratamento local das hemorroidas. Contém uma formulação única (com tribenosido e lidocaína) que melhora a microcirculação e o tónus vascular, promove a cicatrização da membrana basal e alivia os sintomas de dor e desconforto local.
Está indicado para tratamento de qualquer tipo de hemorroida (interna ou externa), independente da sua gravidade (não tem corticoides) e é especialmente indicado para grávidas (a partir do segundo trimestre). O Procto-Glyvenol aplica-se duas vezes por dia, de manhã e à noite, após higiene cuidadosa da região anal, até os sintomas agudos diminuírem. Após este período, reduz-se a posologia, aplicando o creme uma vez ao dia.
Cuidados especiais a ter durante o tratamento
Durante o tratamento para as hemorroidas, deve-se ter alguns cuidados:
- Não usar papel higiénico: limpar a região anal sempre com um lenço húmido ou água morna e sabonete neutro após urinar ou defecar;
- Não permanecer muito tempo sentada, principalmente na sanita, ou em pé;
- Beber muita água por dia;
- Ingerir alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes, frutas, cereais, feijão, grão de bico ou pão integral, por exemplo;
- Não comer alimentos com pimenta e evitar comida muito condimentada;
- Usar uma almofada com uma abertura no centro para se sentar.
- Praticar exercício físico: como caminhadas, aulas de pilates, yôga ou natação (sempre recomendado pelo profissional de saúde).