Fez um teste de gravidez e deu positivo? Parabéns! O seu bebé vem a caminho! Mesmo que tenha tomado nota dos dias em que teve relações sexuais e o seu ciclo seja regular, tem apenas um dia por mês para conceber com sucesso. Então, como saber de quanto tempo está grávida e como estimar a data provável para o parto?
Para além dos sintomas clássicos que anunciam a gravidez, como seios sensíveis ou doridos, náuseas e enjoos ou alterações de humor, o sinal mais evidente de uma gravidez é o atraso menstrual. No entanto, a gravidez só pode ser confirmada por um teste de gravidez ou exame ecográfico realizado pelo obstetra.
Como saber de quanto tempo está grávida?
Para compreender como é datada a gravidez e saber de quanto tempo está grávida, é importante saber que a contagem das semanas da gravidez se inicia no primeiro dia do último período menstrual ou DUM (Data da Última Menstruação).
Esta forma de datar a idade gestacional deve-se ao facto de ser extremamente difícil definir com precisão o dia exato em que o óvulo foi fecundado. Uma vez que os dias do ciclo menstrual diferem muito de mulher para mulher, foi necessário encontrar um marco comum a todas elas, chegando-se ao primeiro dia do último ciclo.
Assim, nas duas primeiras semanas da gravidez não está realmente grávida, uma vez que a fecundação só ocorre a meio do ciclo, altura em que o seu corpo amadureceu e libertou um óvulo maduro para as trompas de Falópio.
Imagine que tem um ciclo regular de 28 dias. A fecundação ocorreu no dia 14. Ou seja, apesar de o médico considerar que está grávida desde o dia 1 (o primeiro dia da sua última menstruação), a conceção só ocorreu no dia 14, pois só nesta altura é que o óvulo está pronto para ser fecundado pelo espermatozoide.
Mas ainda há outro factor que entra nesta equação que é o tempo de vida dos espermatozoides dentro do corpo da mulher após a ejaculação. Enquanto o seu óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas, os espermatozoides podem viver entre 5 a 7 dias estando, durante esse período de tempo, aptos a alcançar e a fertilizar o óvulo.
Ciclos menstruais muito irregulares, gravidez não planeada, sangramento inicial na gravidez confundido com uma perda menstrual mais leve podem esconder uma gravidez. Contudo, a partir da 5ª semana da gestação já é possível observar se a mulher está ou não grávida porque o saco gestacional já é visível.
O primeiro cálculo do tempo da gravidez
Perante os primeiros sintomas da gravidez, é muito provável que decida fazer um teste de gravidez. Os que se compram na farmácia têm uma taxa de eficácia de cerca de 99% e são suficientes para confirmar as suas suspeitas. Ainda assim, não sabe ainda de quanto tempo está grávida.
Se o resultado do teste de gravidez for positivo, deverá marcar a sua primeira consulta pré-concecional. Nesta, para além de outras questões, o medico irá usar um calendário para calcular a idade da sua gravidez (também chamada de idade gestacional cronológica) considerando o primeiro dia do seu último ciclo menstrual.
Com este cálculo inicial, já terá uma ideia de quanto tempo está grávida, bem como, da data provável para o parto.
Ajuste do tempo da gravidez na 1ª ecografia
Na 1ª ecografia da gravidez (realizada entre as 11 e as 13 semanas+6 dias) o obstetra irá realizar uma série de medidas ao embrião e fazer uma série de observações da sua estrutura anatómica, nomeadamente, do comprimento crânio-caudal. Com base nestas medidas e observações, irá ajustar, se necessário, o tempo de gravidez (é a chamada idade gestacional definitiva).
Quanto tempo dura a gravidez?
Uma gravidez pode durar entre 37 a 42 semanas e apenas 4% dos bebés nascem na data prevista. Os restantes nascem algumas semanas antes ou depois (ver Quantas semanas dura a gravidez?).
Em média, o ovo fecundado precisa de 266 dias (38 semanas) para atingir o seu completo desenvolvimento. Não obstante, alguns fetos precisam de 280 (40 semanas) para se desenvolver enquanto outros apenas de 240 dias (34 semanas e três dias).
Saiba como mudam os sintomas físicos ao longo da gravidez e como fazer a correspondência entre semanas e meses.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, saber a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé semana a semana.