Quando começam os enjoos na gravidez?
Os enjoos e os vómitos começam normalmente na 3ª semana da gestação, apesar de não haver uma regra e muitas mulheres sentirem esse mal estar logo a partir da segunda semana.
Quais são as causas?
Após a fecundação do ovo pelo espermatozoide, e antes disso com o ciclo menstrual, o seu corpo produz uma série de hormonas que permitem a ovulação e, após uma fecundação bem sucedida, a criação e adaptação de todas as estruturas de apoio necessárias ao desenvolvimento embrionário.
A “hormona da gravidez” – Gonadotrofina coriónica humana ou hCG – e a progesterona desempenham um papel fundamental no complexo processo de gerar uma nova vida e estão na origem dos incómodos e enjoos matinais (assim conhecidos mas que podem ocorrer a qualquer hora do dia).
Para além dos enjoos, esta profunda variação hormonal provoca outros sintomas como sono, oscilação de humor, fadiga ou peito sensível e dolorido.
Como atuam?
As náuseas podem ser acompanhas por vómitos, e podem ocorrer a qualquer hora do dia, apesar de serem mais frequentes logo pela manhã, depois de estar várias horas sem comer durante a noite.
Por outro lado, os sentidos do olfato e do paladar apuram-se e pode sentir-se enjoada com cheiros familiares e passar a rejeitar alguns alimentos, agravando os enjoos. Esta sensibilidade olfativa pode perdurar até à 20ª semana, altura em que começam a diminuir.
Quando passam?
Nos casos mais severos, o vómito excessivo (hiperemese gravídica) pode mesmo tornar-se num grave problema de saúde para a mãe e para o bebé. Contudo, a maioria dos incómodos associados às primeiras semanas da gravidez desaparecem totalmente ou diminuem acentuadamente no 2º trimestre da gravidez.