Teste de gravidez pode falhar e estar grávida?
Perante a suspeita de gravidez, como atraso menstrual ou enjoos e náuseas, o primeiro impulso é comprar um teste de gravidez na farmácia. Discreto e rápido, é uma forma simples de confirmar ou descartar uma eventual gravidez. Mas, apesar de fiável, o teste de gravidez pode falhar e estar grávida mesmo dando negativo?
O teste de gravidez de farmácia funciona com base na leitura dos níveis presentes na urina da hormona beta-hCG, hormona produzida exclusivamente na gravidez após a fecundação e implantação do blastocisto no útero. A taxa de sensibilidade deste tipo de teste é muito elevada, rondando os 99%, e os falsos positivos ou resultados negativos raríssimos.
Teste de gravidez pode falhar ?
O teste de gravidez de farmácia apenas detecta níveis da hormona beta-hCG a partir da primeira semana após a conceção (fecundação do óvulo maduro pelo espermatozoide). Se o teste for realizado antes desse tempo, o resultado será negativo.
Uma vez que a concentração da hormona ß-hCG na urina é menor do que no sangue, os testes de gravidez de farmácia necessitam de mais tempo para fazer uma leitura correta dos resultados. No entanto, na maioria dos casos, a positividade surge ao fim de 7 – 10 dias após a falta menstrual, isto é, ao fim da 5ª semana sem menstruação.
Apesar de o seu obstetra considerar a possibilidade de gravidez face ao atraso menstrual e a um resultado positivo no teste de gravidez de farmácia, irá sempre confirmar a gravidez através de um teste em laboratório ou de uma ecografia vaginal.
O que pode levar à falha do teste de gravidez?
Perante certas circunstâncias, o teste de gravidez pode dar um falso resultado. Algumas causas que motivam esse erro são:
1. Teste realizado muito cedo (gravidez precoce)
Quando o teste de gravidez é realizado logo no início da gestação pode não ser capaz de detetar a presença da gravidez. Por isso, é aconselhado aguardar uma a duas semanas de atraso menstrual para realizar o teste.
2. Falso negativo
Falso negativo significa que o resultado do teste de gravidez de farmácia deu negativo, mas a mulher está grávida. Isto pode acontecer nas semanas iniciais da gravidez, altura em que os níveis da hormona ß-hCG (hormona gonadotrofina coriónica humana) são ainda muito baixos e, por isso, não são detectáveis na urina.
Perante o atraso menstrual e outros sintomas da gravidez, recomenda-se repetir o teste uma semana mais tarde ou realizar um teste ao sangue em laboratório.
3. Erro de utilização do teste de gravidez
O resultado pode não ser correto por vários fatores como utilização incorreta (não seguir as instruções que acompanham o produto, uso de recipiente para recolha da urina contaminado ou tempo incorreto para a leitura, por exemplo) ou se a quantidade de urina usada no teste for insuficiente para uma leitura correta.
Em caso de dúvida, o melhor será comprar outro teste e voltar a tentar no dia seguinte, com a primeira urina da manhã, mais concentrada e dirigir o jato de urina diretamente para o teste, com as mãos muito bem lavadas.
4. Urina muito diluída
O teste de gravidez de farmácia deve ser realizado com a primeira urina da manhã, momento em que a urina está mais concentrada e os vestígios da hormona beta-hCG mais concentrados.
Se fizer o teste a seguir ao almoço ou ao final do dia, e bebeu muita água ao longo do dia, os níveis de concentração da hormona são mais baixos o que pode justificar um falso negativo.
5. Medicação à base de hormonas
Caso a mulher faça algum tratamento à base de ß-hCG, a hormona detetada no teste pode dever-se à medicação e não a uma gravidez.
Outros medicamentos de base hormonal também podem dar origem a falso positivo como anticoncepcionais, a pílula do dia seguinte, antidepressivos, antibióticos, entre outros.
Quanto tempo após a conceção é detetada a hormona na urina?
Após a fecundação, são necessários oito dias para que os níveis da hormona beta-hCG comecem a circular no sangue. Ou seja, só após a implantação do ovo fecundado no interior da parede uterina.
Qualquer exame realizado antes dessa fase da gravidez resulta num falso negativo. Isso acontece porque a hormona ß-hCG ainda é produzida em quantidade insignificante e, por isso, não é detetável na urina.
Nessas situações, é aconselhado aguardar alguns dias e repetir o teste ou, então, realizar o teste beta-hCG em laboratório.
Atraso menstrual, sintomas de gravidez e teste negativo. Que outra causa pode ser além da gravidez?
Se todos os sintomas de uma gravidez estão presentes, deve consultar o seu obstetra que fará os exames necessários para diagnosticar o que se está a passar e dar o devido seguimento clínico.
Se o resultado do teste de gravidez deu positivo e alguns dias depois tem perda de sangue vaginal, tanto pode ser um sangramento inofensivo como alguma complicação com um aborto espontâneo. Em qualquer dos casos, qualquer perda de sangue na gravidez, mesmo que ligeira, é motivo para consulta urgente (ver Pequenos sangramentos no início da gravidez).
O teste de farmácia pode dar positivo devido à pílula do dia seguinte?
As hormonas presentes na pílula do dia seguinte não interferem no resultado do teste de gravidez de farmácia. Se o teste der positivo, isso pode dever-se a causas como gravidez (a pílula do dia seguinte tem uma percentagem de falha de 10% e só é eficaz se usada até ao máximo de 72 horas após uma relação sexual desprotegida) ou alguma complicação como a doença trofoblástica gestacional (ou gravidez molar).
Testes caseiros de gravidez
A única forma de confirmar com exatidão uma gravidez é através de um teste de gravidez em laboratório ou através de ecografia. Apesar disso, existem muitos mitos associados à gravidez como testes caseiros ou truques para descobrir o sexo do bebé.
Se suspeita que possa estar grávida, mesmo após o resultado negativo do teste de farmácia, marque uma consulta com o seu obstetra para realizar o teste beta-hCG em laboratório para confirmar com exatidão se está ou não grávida.