Compreender como funciona o seu ciclo menstrual e saber como identificar o período fértil é fundamental para reconhecer os sinais de que está a ovular e, assim, aumentar a hipótese de conceber. Como só consegue engravidar em alguns dias a cada ciclo menstrual (no seu período fértil), ao identificar esses dias, consegue acertar na melhor altura de ter relações sexuais.
Como identificar o período fértil?
O ciclo menstrual mensal é regulado pelas hormonas reprodutoras (hormonas que controlam o ciclo menstrual e ajudam a manter a gravidez), das quais as mais importantes são o estrogénio, a progesterona, a hormona folículo-estimulante (FSH) e a hormona luteinizante (LH).
No início de cada ciclo menstrual, a ação destas hormonas estimula os ovários a amadurecer um óvulo, pronto a ser fecundado por um espermatozoide. Simultâneamente, o revestimento do útero começa a tornar-se espesso e vai-se preparando para receber o ovo fecundado.
O que é e quando ocorre a ovulação?
A ovulação consiste na libertação do óvulo de um folículo no ovário. O óvulo é então expulso para a trompa de Falópio, iniciando a sua lenta descida pela trompa em direção à cavidade uterina, aguardando a chegada do espermatozoide.
A ovulação ocorre mensalmente, duas semanas após o primeiro dia da última menstruação, ou seja a meio do ciclo (imagine que o seu ciclo mensal é de 30 dias, o dia da ovulação será o dia 15).
Quais são os meus dias férteis a cada mês?
Os dias férteis do ciclo são os dois dias imediatamente anteriores ao dia da ovulação e o próprio dia da ovulação. Nesta fase, os níveis da hormona luteinizante são mais elevados o que desencadeia a libertação de um óvulo. Este, vive entre 12 a 24 horas, sendo este o intervalo de tempo de que dispõe para engravidar.
A probabilidade de engravidar é cerca de 30% mais elevada quando o casal mantém relações sexuais 48 horas antes da ovulação.
A melhor forma de aproveitar esta janela de oportunidade é identificar o período fértil e ter relações sexuais no primeiro dia em que sente a roupa interior molhada com um fluído fino e transparente.
As relações devem continuar dia sim, dia não enquanto o muco for húmido e elástico. A pausa de 48 horas entre as relações é importante para maximizar a quantidade de esperma produzida pelo seu companheiro.
Em termos práticos:
Os espermatozoides estão mais ativos durante as primeiras 48 horas após a ejaculação (apesar de poderem sobreviver até 7 dias no interior do corpo da mulher) e o óvulo é viável até 24 horas.
Então, se a ovulação ocorrer no dia 14 de julho, o período fértil situa-se entre os dias 11 e 15 de julho. Neste cenário, o período com maior probabilidade de engravidar (cerca de 30%) será entre os dias 12 e 13 de julho (um ou dois dias antes da ovulação).
Como muda o corrimento vaginal no período fértil?
O corrimento vaginal sofre importantes alterações durante o ciclo menstrual. Na primeira metade do ciclo, o muco é branco opaco, espesso, grumoso e pegajoso (tipo cola escolar), formando um rolhão que impede a entrada dos espermatozoides. Também torna a vagina ácida, o que pode matar os espermatozoides em algumas horas.
Cerca de três a quatro dias antes da ovulação, os níveis elevados de estrogénio tornam o muco cervical mais propício ao esperma. O corrimento torna-se abundante, transparente, elástico, escorregadio e fino (semelhante a clara de ovo).
Estas alterações no muco:
- Facilitam os movimentos dos espermatozoides (que, após a ejaculação sobem rapidamente em direção ao óvulo, que os aguarda na trompa de Falópio);
- Tornam os fluídos vaginais alcalinos permitindo que os espermatozoides sobrevivam até sete dias dentro do aparelho reprodutor da mulher (por isso, pode ter relações sexuais numa terça-feira e engravidar apenas no sábado seguinte);
- Enriquecem o muco, tornando-o num fluído fértil que fornece nutrientes vitais aos espermatozoides (açúcar, aminoácidos, sal e água).
- Formam canais ao longo dos quais os espermatozoides conseguem passar rapidamente a caminho do óvulo.
Como posso identificar as mudanças do muco?
Para identificar o período fértil através da análise das alterações do seu corrimento:
- Limpar o muco vaginal com papel higiénico depois de urinar;
- Colocar levemente um dedo sobre o muco e puxar suavemente para testar a sua elasticidade;
- Se tiver uma consistência parecida à clara de ovo, se for escorregadio e aquoso e o conseguir esticar entre o polegar e o indicador vários centímetros antes de quebrar, é muco fértil. Se for pegajoso, opaco, espesso e sem sensação de humidade nos dedos, então é ácido e não fértil.
De que outras formas posso identificar o período fértil?
-
Teste de ovulação
Os testes de ovulação de farmácia podem ser uma boa ajuda para ajudar a identificar os melhores dias do mês para ter mais relações sexuais e conceber.
-
Temperatura
A meio do ciclo, com a ovulação, a temperatura corporal aumenta ligeiramente (entre 0,4º a 1,0° C) sendo este outro método para identificar o período fértil. A temperatura basal deve ser medida logo ao acordar uma vez que a temperatura aumenta ao longo do dia.
Também é importante medir a temperatura à mesma hora todos os dias para conseguir distinguir a sua temperatura normal e o aumento que ocorre na ovulação (ver Temperatura basal: o que é, como medir e registar).
Para conhecer em detalhe todas as alterações nos momentos iniciais da gravidez, consulte Primeira semana do desenvolvimento embrionário e a Segunda semana do desenvolvimento embrionário.