Será que o dia da ovulação é o dia mais fértil do ciclo? O dia da ovulação é um dos dias mais férteis, mas não é o único dia do ciclo em que tem mais hipóteses de engravidar. A probabilidade de engravidar também é maior se tiver relações sexuais não protegidas nos dias imediatamente anteriores ao dia da ovulação. Saiba porquê.
Os anos férteis da mulher começam na puberdade e terminam com a menopausa. Durante esse período de tempo, todos os meses, o aumento dos níveis de estrogénio na corrente sanguínea faz com que um folículo rebente e liberte um óvulo para possível fertilização. Esta saída do óvulo tem o nome de “ovulação”.
A ovulação passa frequentemente desapercebida, mas pode ser acompanhada de dor ligeira ou dor intermenstrual.
Ovulação e gravidez
A ovulação é fundamental para conseguir engravidar e consiste na primeira etapa da fecundação. A ela, segue-se a fecundação do óvulo por um espermatozoide e a implantação do ovo agora fertilizado nas paredes internas do útero.
Se estas três etapas forem igualmente concluídas com sucesso, o embrião começa a desenvolver-se e, ao fim de oito semanas, é um ser humano completamente formado, em ponto pequeno. Qual é, então, o dia mais fértil do ciclo?
Qual é o dia mais fértil do ciclo?
Assim que o óvulo é libertado para as trompas de Falópio, desliza, ajudado pelos cílios das paredes das trompas, em direção ao útero.
O tempo de vida do óvulo depois de libertado é de até 24 horas. Já os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 7 dias após a ejaculação no interior do corpo da mulher, sendo as primeiras 48 horas após a ejaculação o período de maior atividade.
Isto significa que, os dias que precedem a ovulação e o próprio dia da ovulação são os dias mais férteis do ciclo, ou seja, quando as hipóteses de engravidar são maiores.
Como o período fértil da mulher pode ir até 5 – 6 dias (aproximadamente) e os espermatozoides mais resistentes podem sobreviver vários dias, dispõe de cerca de 5 -6 dias por mês para engravidar, desde que tenha relações sexuais frequentes durante esse período de tempo.
Período fértil e gravidez
Se quer engravidar, conhecer o dia da ovulação e o período fértil é uma ajuda preciosa para tentar na altura certa uma vez que, só após a ovulação é libertado um óvulo em condições para ser fertilizado e dar origem a uma gravidez.
A conceção acontece sempre a meio do ciclo menstrual, ou seja, por volta do 14º dia após a data de início do período, isto num ciclo regular de 28 dias. A ovulação ocorrerá entre 3 dias antes e 3 dias após essa data, sendo esse o período fértil da mulher.
As mulheres com ciclos irregulares poderão ter mais dificuldade em fazer os cálculos. Atualmente, os testes de ovulação são uma boa ajuda para as mulheres saberem quando estão a ovular.
O que acontece se o óvulo não for fecundado?
Após a libertação do óvulo, os restos do folículo, agora denominado corpo lúteo, permanecem no ovário, que prepara o revestimento interno uterino (o endométrio), para receber e alimentar um óvulo fertilizado.
Se o óvulo não for fertilizado por um espermatozoide, os níveis de estrogénio e progesterona descem e o revestimento interno do útero descama-se. É então eliminado pela vagina, juntamente com o muco e o óvulo não fertilizado dando origem à menstruação e ao início de um novo ciclo menstrual.
Saiba também como a fertilidade masculina afeta a possibilidade de engravidar e como se preparar para a gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.