Peso e fertilidade
Ter peso a mais ou a menos pode afetar a fertilidade do casal (Índice de Massa Corporal).
A deficiência nutricional ou o excesso de peso podem gerar alterações hormonais e provocar ciclos menstruais irregulares, o que faz com que a mulher não ovule (problema relacionado com a maturação ou a libertação dos óvulos) e sem ovulação não pode engravidar.
O baixo peso compromete a formação de estrogénio, quebrando o ciclo menstrual. A obesidade também não é um ponto a favor se está a tentar engravidar.
O excesso de peso ou obesidade da grávida, aumentam as possibilidades de nascimentos prematuros e quanto maior o peso, maior pode ser a prematuridade do bebé.
Se está a pensar engravidar, é aconselhável procurar ajuda especializada para atingir um peso adequado à conceção. Esta não é a melhor fase para experimentar dietas extremas e indisciplinadas. As melhores estratégias para o ganho ou a perda de peso devem ser definidas e seguidas pelo seu médico.
A manutenção do peso saudável exige disciplina, boas regras alimentares, exercício físico regular e muita persistência e ter acompanhamento especializado é uma boa forma de manter os objetivos em mente.