Alimentos bons e maus para a fertilidade
Alimentos que favorecem a fertilidade do casal
Hidratos de carbono complexos
Nomeadamente grãos (trigo, centeio, aveia, cevada e milho), feijões, leguminosas e vegetais.
Ácidos gordos essenciais
Apesar de necessários ao funcionamento normal do organismo, a capacidade para os processar em quantidades significativas é insuficiente pelo que as necessidades só podem ser satisfeitas a partir da alimentação:
- Os ácidos gordos ómega 6 são importantes para o desenvolvimento cerebral, crescimento e para o funcionamento normal da pele. Encontram-se em vegetais, frutos secos e sementes, sendo o óleo de semente de soja e de girassol alguns dos seus maiores fornecedores;
- Os ácidos gordos ómega 3 são importantes para o desenvolvimento cerebral e para o crescimento. Adicionalmente contribuem para a diminuição do colesterol no sangue e parecem ter um efeito protetor sobre o aparecimento de perturbações do ritmo cardíaco e das doenças cardiovasculares de uma forma geral.
Alimentos integrais
Ricos em fibras, vitaminas e minerais.
Alimentos orgânicos
Nutricionalmente ricos em vitaminas, minerais e produzidos sem produtos tóxicos como adubos ou pesticidas, no caso de vegetais, frutas, legumes, tubérculos, grãos, condimentos e ervas ou antibióticos e hormonas, no caso de carnes, peixes e ovos.
Alimentos anti-fertilidade
Alimentos a excluir da dieta ou a consumir com moderação:
Alimentos modificados e processados industrialmente
Alimentos modificados e processados industrialmente onde são usados conservantes, corantes e emulsionantes ou outros produtos químicos ao longo do processo de produção e/ou transformação.
Produtos dietéticos
Produtos nutricionalmente pobres já que o seu objetivo é contribuir para a perda de peso pela diminuição calórica.
Gorduras saturadas
Gorduras que não são primariamente utilizados como fonte de energia e, por isso, são preferencialmente armazenados no tecido adiposo e que, uma vez armazenados no tecido adiposo, muito dificilmente são mobilizados.
Os ácidos gordos saturados estão presentes principalmente em produtos de origem animal (carne), alguns óleos vegetais (óleo de coco) e algumas margarinas.
Doces e biscoitos, bolos e afins
Alimentos com grande teor de açúcar, de elevado teor calórico mas com valor nutricional nulo e que fornecem apenas lípidos prejudiciais ao organismo (ácidos gordos saturados e trans) combinando-se, muitas vezes, com elevados níveis de sal.
Ácidos gordos trans
Gordura altamente prejudicial à saúde (presentes quando, durante o processo de produção dos alimentos, os ácidos gordos polinsaturados da gordura vegetal sofrem transformações.
Procure nos rótulos dos alimentos a referência a gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas para os identificar).
A gordura trans está presente nas margarinas, batatas fritas e semelhantes, aperitivos salgados, doces industrializados, alimentos processados ou fast-food.
Ovos e carnes cruas
Alimentos que aumentam o risco de exposição ao parasita da toxoplasmose, doença que pode causar graves complicações no desenvolvimento fetal.
Cafeína
O consumo excessivo de alimentos com elevadas concentrações de cafeína prejudica a absorção de ferro e cálcio e aumenta o número de radicais livres no organismo o que compromete a conceção.
Existem fortes evidências de que a ingestão em excesso de bebidas ricas em cafeína, especialmente o café, mas também as colas, chocolate ou o chá preto, pode afetar os níveis de fertilidade masculina e feminina.
Álcool
As bebidas alcoólicas afetam os níveis de fertilidade da mulher e a diminuem o número, saúde e mobilidade dos espermatozoides afetando a fertilidade masculina.
Consumo moderado de carboidratos refinados
Como pão, massa e arroz, alimentos que, durante o processo de refinação, perdem nutrientes essenciais para quem está a tentar engravidar como antioxidantes, vitaminas do complexo B e ferro.
- Quero engravidar!
- Alimentação e a fertilidade
- A alimentação, o equilíbrio hormonal e a conceção
- Dieta Mediterrânea: a dieta da fertilidade
- O peso e a fertilidade: nem mais, nem menos
- Suplementos alimentares no período pré-concecional
- Como o álcool e o tabaco afetam a fertilidade
- Ambientes e produtos tóxicos: que influência na fertilidade?