Se está a tentar engravidar, alguns métodos irão ajudá-la a calcular a data da sua ovulação e a reconhecer os melhores dias para conceber. Um desses métodos é a temperatura basal. Ao longo do ciclo menstrual, a sua curva térmica oscila ligeiramente. Medir e registar a temperatura basal num gráfico irá ajudá-la a estabelecer uma curva de temperatura para identificar quando ocorre a ovulação.
Saber qual é o período fértil nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que existem algumas formas que lhe permitem entender quando ocorreu a ovulação e ter relações sexuais com maior frequência durante essa fase do ciclo.
Temperatura basal
A temperatura basal é um dos métodos que a ajudam a reconhecer o seu período fértil e, assim, acertar nos melhores dias para ter relações sexuais e engravidar. Se começar a fazer um gráfico da sua temperatura alguns meses antes de tentar engravidar, irá conseguir determinar se e quando está a ovular em ciclos futuros.
O que é a temperatura basal?
A temperatura basal é a temperatura corporal medida logo após acordar, antes de fazer qualquer tipo de atividade física, em jejum e sem sair da cama.
Uma vez que a temperatura corporal aumenta assim que há atividade, para ser medida corretamente, deve ser feita quando ainda está na cama e à mesma hora todos os dias.
Só assim conseguirá distinguir entre a sua temperatura normal e o ligeiro aumento que ocorre depois da ovulação.
Qual a temperatura basal normal e na ovulação?
No seu ciclo menstrual distinguem-se duas fases a que correspondem diferentes atividades hormonais e temperaturas específicas do corpo. O aumento de temperatura por volta do meio do ciclo confirma que houve ovulação (ou seja, libertação de um óvulo maduro pronto a ser fertilizado por um espermatozoide).
- Na primeira fase (fase pré-ovulatória ou fase folicular), a temperatura é mais baixa, entre 36,5ºC e 36,8ºC.
- Na segunda fase (fase pós-ovulatória ou fase lútea), a temperatura é mais alta, superior a 37ºC. Esta fase dura cerca de 14 dias e termina com a redução da temperatura, antes da chegada da menstruação, a não ser que esteja grávida.
O período fértil dura apenas alguns dias e é anterior à subida de temperatura corporal. Num ciclo regular de 28 dias, o aumento de temperatura ocorre entre os dias 14 e 16. Os dias imediatamente anteriores correspondem ao período fecundo.
Quando a temperatura é muito variável ao longo de todo o ciclo indica que, nesse mês, não houve ovulação.
Temperatura basal, ovulação e dias férteis
A diferença de temperatura nas duas fases do ciclo permite calcular a ovulação e o período fértil. Os dias férteis de cada ciclo coincidem com o dia da ovulação (uma vez que só nessa altura o seu corpo libertou um óvulo que está preparado para ser fecundado), e inclui, também, os um ou dois dias anteriores.
Os dias em que a probabilidade de conceber é maior resultam da conjugação de dois fatores:
- da ovulação e do tempo de vida do seu óvulo (que, após libertado do folículo nos ovários pode sobreviver até 24 horas) – o seu período fértil e
- do tempo de vida dos espermatozoides (que, em condições favoráveis, podem sobreviver até 7 dias após a ejaculação no interior do corpo da mulher).
Como medir a temperatura basal?
Meça a sua temperatura logo ao acordar, antes de se levantar para ir à casa de banho, em jejum e à mesma hora todos os dias (mesmo ao fim-de-semana), da seguinte forma:
- Meta o termómetro (pode usar um digital) debaixo da língua ou no reto;
- Marque a temperatura num gráfico.
Faça um novo gráfico para cada ciclo (para os poder comparar entre si) e comece a medir a temperatura no primeiro dia da menstruação. Este será o seu dia 1, independentemente do dia do mês em que lhe veio o período. Por exemplo, se o seu período desceu no dia 9, o seu dia 1 corresponde ao dia 9 no calendário.
No final do mês, o gráfico irá mostrar antes da ovulação um período de temperaturas baixas (à volta dos 36,7ºC, por exemplo), seguida de uma fase de temperatura elevada (acima dos 37ºC). A ovulação dá-se no último dia antes da subida de temperatura. É nos dias imediatamente anteriores que deve acontecer o seu período mais fértil.
Quando ter relações sexuais?
Quando conseguir determinar o seu período fértil, deve ter relações sexuais dia sim, dia não. Tomando o exemplo acima, onde o aumento de temperatura basal ocorre entre os dias 14 e 16, o ideal é manter esse ritmo de atividade sexual desde o dia 11 até ao dia 16.
O que pode interferir com os resultados da medição da temperatura basal?
Se esteve doente, com febre, se mudou de turnos no trabalho, se anda a dormir mal ou se viajou para países com fusos horários diferentes, a sua temperatura basal pode ser afetada. O consumo de álcool, drogas ou certos medicamentos também podem interferir com a temperatura corporal.
Qual o gráfico para registo da temperatura basal?
Pode comprar um gráfico para registo da temperatura na farmácia ou usar uma folha de papel milimétrico ou uma folha de cálculo do Excel, por exemplo. Este é um modelo possível que pode descarregar e adaptar às suas necessidades (em Excel).
Uma vez que só guardando o histórico e fazendo um novo gráfico todos os meses consegue aferir um padrão para o dia da ovulação, pode copiar a tabela e criar novas folhas para as meses seguintes.
Que outras formas me permitem identificar o meu período fértil?
-
Teste de ovulação
Os testes de ovulação de farmácia podem ser uma boa ajuda para ajudar a identificar os melhores dias do mês para ter mais relações sexuais e conceber.
-
Alteração das características do corrimento vaginal
Como só consegue engravidar em alguns dias do mês (no seu período fértil), ao identificar esses dias, consegue acertar na melhor altura de ter relações sexuais. Saiba como distinguir o muco nos seus dias férteis consultando este artigo.
Para conhecer em detalhe todas as alterações nos momentos iniciais da gravidez, consulte Primeira semana do desenvolvimento embrionário e a Segunda semana do desenvolvimento embrionário.