A contraceção é um tema cada vez abrangente que interessa não só às mulheres mas a cada vez mais homens até porque é um tema para ser vivido a dois.
A pensar especialmente nas dúvidas do público masculino, o Guia Masculino da Contraceção vai começar a ser distribuído em vários locais públicos como farmácias, centros de saúde ou hospitais.
Homens também querem saber de contraceção
“De uma forma geral, as relações sexuais estão associadas a emoções positivas como o prazer ou o sentir-se amado ou atraído. Mas, em torno delas também existem dúvidas e receios, tais como a possibilidade de uma gravidez não planeada ou as infeções sexualmente transmissíveis, que são as principais preocupações de homens e mulheres em relação ao sexo.”
É desta forma que o Guia inicia a sua viagem por 6 temas desenvolvidos por especialistas em várias áreas da sexualidade e contraceção masculina com o objetivo de informar sobre uma série de temas:
- Embora nos pareça estranho… Há medo no sexo?
- Como evitar uma gravidez não desejada
- Contraceção e sexualidade
- A Confiança nos parceiros
- Individualizar a contraceção
- Pílula do dia seguinte, uma segunda oportunidade para prevenir a gravidez
Que métodos contracetivos existem para os homens?
Existem três, preservativo, vasectomia e coito interrompido, este último muito pouco seguro.
1. Preservativo
Eeficaz se utilizado sempre e antes de qualquer contacto do pénis com a vagina. É o único que protege de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). É um método dependente da relação sexual e é desejável que se associe a outro método mais seguro na prevenção da gravidez.
2. Vasectomia
A vasectomia é a técnica mais eficaz e económica a longo prazo. Por princípio é um método irreversível e deve ser escolhido quando se tem a certeza de não querer mais filhos. Não interfere no desempenho sexual.
3. Coito interrompido
É ainda muito utilizado. Devem ter a noção que quando se inicia a ereção e excitabilidade sai da uretra um fluido que, embora em menor quantidade que na ejaculação também contém espermatozoides. Portanto o risco de gravidez não está é só determinado pela ejaculação.
Outro inconveniente deste método é a exigência por parte do homem de um grande controlo sobre a resposta ejaculatória o que pode ser difícil sobretudo entre os jovens.
E um método de contraceção hormonal?
A investigação está a avançar neste sentido mas ainda longe de encontrar um método eficaz e seguro para a saúde masculina.
Guia Masculino da Contraceção
O Guia foi elaborado pensando especialmente no sexo masculino e baseia-se na análise dos seus interesses, dúvidas e preocupações que foram observados pelos profissionais de saúde que participaram no mesmo.
Antes de mais, este Guia pretende ser uma ferramenta de informação sobre questões como a escolha de um método contracetivo, quando pode ser a altura de mudar de método e como agir perante uma relação desprotegida ou uma falha do método contracetivo.
Descarregue aqui o Guia Masculino da Contraceção.