Contar os movimentos do bebé na gravidez. A maioria das grávidas aguarda ansiosamente por sentir o primeiro movimento do seu bebé, sinal tranquilizador que significa está tudo bem.
Entre as 18 e as 22 semanas da gravidez (entre o 4º e o 5º mês de gestação), a maioria das mães começa a sentir os movimentos do bebé.
No entanto, este tempo não é igual para todas as mulheres e esta variação não significa que exista algum problema com o bem-estar do bebé. Para as mães de primeira viagem, pode ocorrer mais tarde, perto das 25 semanas e, para as mães que já estiveram grávidas, pode ocorrer perto das 18 semanas.
Contar os movimentos do bebé na gravidez
Porque é importante contar os movimentos do bebé?
Não fique ansiosa se não tiver a certeza absoluta de que o que está a sentir são os movimentos do seu bebé. Durante algumas semanas pode ser difícil distinguir entre simples movimentos intestinais e movimentos fetais mas, em breve, vai conseguir notar um padrão de movimento.
Gradualmente, aprenderá a reconhecer os ciclos de sono e de vigília do seu bebé, as horas do dia (ou da noite) em que está mais ativo e os fatores que parecem desencadear esse aumento de atividade. É muito importante que fale com o seu médico sobre o que esperar quanto aos movimentos do bebé para ficar mais tranquila e segura.
A regularidade dos movimentos do feto é um dos sinais mais importantes do seu bem-estar.
Estar atenta aos movimentos do seu bebé irá ajudá-la a notar quaisquer mudanças no comportamento do bebé. Apesar de a contagem dos movimentos fetais ser altamente recomendada no caso de uma gravidez de risco, este procedimento pode ser benéfico para todas as gestações, particularmente a partir da 28ª semana.
Como fazer a contagem dos movimentos do bebé na gravidez
Pode sentir o seu bebé mais ativo após as refeições ou um alimento doce. Alguns bebés também reagem a bebidas frescas ou depois da mãe fazer alguma atividade física.
A altura de maior movimento é à noite (entre as 10 horas da noite e a meia noite); ao amanhecer é quando está mais tranquilo. Estas alterações de ritmo estão relacionadas com as variações hormonais do sangue da mãe.
Para conseguir contar os movimentos do seu bebé, comece por encontrar uma posição confortável no período de tempo em que o seu bebé é geralmente mais ativo.
Se se deitar para o seu lado esquerdo, é provável que o bebé fique mais ativo porque esta posição favorece a circulação sanguínea.
Contar os movimentos do bebé
Existem inúmeras formas de contar os movimentos do bebé e várias opiniões sobre o número de movimentos que o bebé deve fazer durante um determinado período de tempo.
Deve sentir o seu bebé a mexer pelo menos 10 vezes durante o período de 12 horas, a contar das 9 da manhã. Se não sentir movimentos durante 12 horas seguidas, pode ser um sinal de que o bebé está em sofrimento.
Para registar os movimentos do bebé, use uma agenda para apontar a hora em que sente o primeiro movimento. Marque o número de movimentos até atingir os 10 movimentos.
Ao fim de algumas semanas, este registo diário irá ajudá-la a definir o padrão de atividade do seu bebé. Ao fazê-lo será mais fácil identificar longos períodos sem movimentos, sinal a que deve estar atenta porque pode ser indicar que algo se passa com o bebé.
Quando ligar ao médico?
Se não sentir 10 pontapés ao fim de 12 horas, aguarde algum tempo e tente novamente. Se depois de tentar uma segunda vez, não sentir movimentos deve contactar o seu médico de imediato.