8 Meses são quantas semanas? 8 Meses são 35 semanas de gravidez. Os pulmões estão em pleno desenvolvimento, preparando-se para respirar logo após o nascimento. O seu bebé nasce com uma série de reflexos que o ajudarão a adaptar-se à vida extrauterina.
Prepare-se para o parto conversando com o seu médico sobre o que pode acontecer. Cuide de si. Vá ao cabeleireiro, relaxe e pratique os exercícios de respiração que aprendeu no curso de preparação para o parto.
8 Meses são quantas semanas de gestação?
O oitavo mês da gravidez engloba, aproximadamente, o período da 31ª à 35ª semana de gravidez. Está no terceiro trimestre da sua gravidez que decorre até ao fim da gravidez.
8 Meses são quantas semanas: semana 31
Apesar de o ritmo de crescimento abrandar, o bebé continua a ganhar peso e a acumular reservas de gordura por baixo da pele. Nesta fase, os desenvolvimentos mais importantes acontecem nos pulmões: as células que revestem os alvéolos (bolsas de ar) segregam surfactante (lubrificante que impede que os tecidos dos pulmões se colem uns aos outros), essencial para que respire fora do útero.
Pode sentir-se mais inchada devido à retenção dos líquidos e ao aumento progressivo do volume de sangue em circulação (que durante a gestação pode aumentar 50%).
8 Meses são quantas semanas: semana 32
Os músculos estão fortes e os movimentos ficam mais restritos à medida que o espaço no útero diminui. Os ossos continuam a endurecer, exceto os do crânio que se mantêm flexíveis até ao nascimento.
O cérebro continua a estabelecer ligações e redes de ligações entre os neurónios. O coração bate 150 vezes por minuto.
A posição do útero está agora nos 12 cm acima do umbigo refletindo o grande crescimento do bebé que continua a engordar até ao parto.
8 Meses são quantas semanas: semana 33
O bebé continua a engordar e a acumular gordura e o seu desenvolvimento centra-se nas capacidades de sobrevivência fora do útero. O sistema imunitário ainda está em desenvolvimento.
O aumento do peso e a pressão exercida pelo crescimento do útero podem agravar os sintomas da presença de varizes, dificultar a circulação sanguínea nas pernas (o que faz com que se sinta mais cansada ao fim do dia e quando passa muito tempo de pé) e provocar inchaço à volta dos tornozelos.
Saiba como identificar as contrações verdadeiras do trabalho de parto.
8 Meses são quantas semanas: semana 34
O bebé continua a acumular gordura. Os pulmões estão quase maduros. O cérebro e o sistema nervoso estão desenvolvidos. A maior parte do lanugo desapareceu e a pele está coberta pela vernix caseosa.
O crescimento da barriga altera o centro de gravidade do corpo e, por consequência, a sua postura. A diminuição da rigidez das articulações da bacia e a curvatura para a frente, pode provocar dores lombares.
8 Meses são quantas semanas: semana 35
Nas últimas semana da gestação, o bebé comporta-se como um recém-nascido, com mais de 70 reflexos diferente e continua a preparar-se para a vida extra uterina: consegue controlar e manter a temperatura corporal e recebe anticorpos da mãe que o protegem de infeções.
O bebé pode “descer” tornando a sua barriga mais baixa e aliviando a pressão nos seus órgãos. Contudo, com esta descida, o peso do bebé concentra-se mais abaixo o que está na origem das dores na parte inferior da coluna.
Peso e comprimento do seu bebé ao longo do 8º mês
- 31 semanas (o bebé tem 29 semanas de idade): mede cerca de 41 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1500 g.
- 32 semanas (o bebé tem 30 semanas de idade): mede cerca de 42 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1700 g.
- 33 semanas (o bebé tem 31 semanas de idade): mede cerca de 43,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1900 g.
- 34 semanas (o bebé tem 32 semanas de idade): mede cerca de 45 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2150 g.
- 35 semanas (o bebé tem 33 semanas de idade): mede cerca de 46 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2350 g.
Sinais do início do trabalho de parto
Contrações falsas ou contrações do parto?
Nas últimas semanas de gravidez é comum ocorrerem contrações irregulares e indolores, sem que isto signifique o início do trabalho de parto (contrações de Braxton-Hicks) mas, à medida que data do parto se aproxima, as contrações tornam-se mais frequentes, regulares e dolorosas.
No início do trabalho de parto, começa por sentir a barriga mais dura, podendo não haver dor. As contrações verdadeiras vão-se tornando progressivamente mais regulares, mais intensas e mais próximas. Para manter a situação sob controlo e saber quando se dirigir à maternidade/hospital aconselha-se a registar o início e a duração das contrações.
Ao contrário das ou falsas contrações de parto, que são esporádicas, irregulares e indolores, as verdadeiras contrações do trabalho de parto começam devagar mas vão-se tornando progressivamente mais fortes, frequentes e dolorosas à medida que a dilação da cérvix progride e a pressão exercida pelo bebé aumenta sobre a zona pélvica. Pode sentir necessidade de evacuar e urinar frequentemente.
Como são as contrações verdadeiras do parto?
As contrações são uma sensação de aperto (o útero endurece durante uns 30 segundos e depois descontrai-se) e dor abdominal semelhantes a cãibras menstruais com uma dor que irradia em toda a zona abdominal.
Quando se tornam ritmadas de 10 em 10 ou de 5 em 5 minutos, acompanhadas de dores, rotura da bolsa de águas ou hemorragia vaginal, está na hora de se dirigir para a maternidade / hospital porque entrou em trabalho de parto.
Outros sintomas de que o trabalho de parto está para breve
- O bebé desce e encaixa-se na zona pélvica.
- Rutura das membranas ou “bolsa de águas” (saída de líquido amniótico pela vagina, devido à rotura das membranas que envolvem o bebé).
- Expulsão do rolhão mucoso (eliminação, pela vagina, do rolhão mucoso que sela o útero durante a gestação).
Rutura da bolsa de águas
Quando as membranas que envolvem o bebé se rompem (ruturada “bolsa de águas”), pode perder líquido amniótico. Esta perda pode ser lenta e em pequena quantidade ou repentina e em grande quantidade.
A dilatação e o parto
Antes do início do trabalho de parto, o colo tem cerca de 3 cm de comprimento. No final da dilatação atinge os 10 cm. Nesta altura, entra na 2ª fase do trabalho de parto e sentirá uma vontade irresistível para fazer força.
A sua colaboração vai ser essencial para ajudar a expulsar o seu bebé. A cada contração, inspire profundamente e, depois, não deixe sair o ar enquanto faz força. A seguir, expire. Aproveite o intervalo entre duas contrações para descontrair e recuperar as forças.
avance para o mês seguinte ou consulte o anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas