Gravidez mês lunar – mês 1
No final do primeiro mês de gestação, o embrião tem cerca de 1 mm (comprimento crânio-caudal).
A gravidez começa a contar-se a partir do primeiro dia da última menstruação. Num ciclo menstrual de 28 dias, a conceção deve acontecer por volta do dia 14. Assim, o seu bebé terá menos 2 semanas do que a idade da gravidez, já que, quando o espermatozoide fecunda o óvulo, já tem 2 semanas para trás (a 1ª semana onde ocorre a ovulação e a 2ª semana quando se dá a fecundação do óvulo).
No final do primeiro mês, o embrião é constituído por três camadas de células germinativas bem diferenciadas entre si e que darão origem às várias partes do corpo do bebé:
- Ectoderme – células que darão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo;
- Mesoderme – células que darão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins;
- Endoderme – células que darão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos.
O pequeno embrião vive submerso em líquido amniótico e, ao mesmo tempo que o embrião passa por uma fase de profundo desenvolvimento, o seu corpo continua a criar todas as estruturas necessárias à sua sobrevivência:
- Placenta;
- Cavidade amniótica;
- Saco vitelino primitivo;
- Tampão mucoso;
- Intensa produção hormonal.
Apesar de todas estas mudanças que ocorrem no interior do seu ventre pode ainda nem suspeitar que está grávida.
Em breve, com a falha do período menstrual e a possibilidade de sentir alguns dos sintomas associados ao 1º trimestre da gravidez podem dar-lhe sinais de que algo maravilhoso ocorre dentro de si.
Próximo mês
Página anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.