Principais cuidados a ter em conta para uma gravidez saudável e tranquila no 3º trimestre:
- Incómodos associados ao 3ª trimestre da gravidez
- Sinais de alarme no 3º trimestre da gravidez
- Consultas e exames do 3º trimestre da gravidez
- Cuidados a observar no 3º trimestre da gravidez
Incómodos associados ao 3ª trimestre da gravidez
Tal como nos trimestres anteriores, também no terceiro trimestre ocorrem sinais e sintomas que se devem ter em atenção, assim como as necessárias medidas os aliviar.
Nesta fase importa também ter em atenção os sinais que alertam para o trabalho de parto iminente.
Caso tenha alguma dúvida, ou não tem a certeza se o que sente é normal, não hesite em contactar o seu médico e dirigir-se de imediato ao hospital.
Os principais sinais e sintomas que surgem no terceiro trimestre da gravidez são:
- Dificuldade em respirar, provocado pelo aumento do útero
Mantenha uma postura correta no andar e sentar, e tente dormir com mais almofadas para diminuir a falta de ar.
- Insónias
Para evitar ou minorar as insónias recomenda-se o apoio de partes do corpo com almofadas, pernas e barriga; um banho morno antes de dormir; uma massagem na zona lombar; ou beber um copo de leite morno. São técnicas que ajudam a dormir melhor.
- Oscilações de humor, aumento da ansiedade
As adaptações hormonais são as principais responsáveis pelas alterações de humor. Quando se sentir mais ansiosa e nervosa, tente conversar com alguém com quem sinta confiança, e exponha os seus medos.
- Cãibras
Surgem, sobretudo, no período da noite. A solução para as mitigar passa por alongar as pernas antes de se deitar, e fazer uma massagem, aplicando calor na zona afectada. Molhar os pés em água fria pode também ajudar a aliviar os sintomas. Existem medicamentos com magnésio que ajudam a controlar as cãibras. Caso estas se tornem incontroláveis, deve consultar o seu médico.
- Contrações de Braxton-Hicks
São contrações uterinas na preparação do trabalho de parto. Podem ser sentidas ou não. Neste caso, o repouso é o melhor aliado para combater este fenómeno.
- Desconforto/dor abdominal
Devido ao aumento do volume da barriga e, consequentemente, aumento de peso, pode sentir-se mais pesada e cansada. Nesse sentido, procure manter uma postura corporal correta, repousando sempre que sentir necessidade. Recomenda-se o uso de roupas leves e, para quem gosta de usar sapatos com tacão, sapatos cujo tacão varie entre 3 cm a 4 cm.
Nos casos em que se sinta muito peso, e este seja desconfortável, aconselha-se, também, o uso de cinta para ajudar a apoiar o abdómen.
- Inchaço
É muito comum sentir inchaço no final da gravidez, especialmente nas pernas, mãos e pés. Mantenha as pernas elevadas quando estiver deitada ou sentada, isso alivia o desconforto. O repouso ajuda igualmente a diminuir o inchaço.