Como se desenvolve o feto no 3º trimestre de gravidez
Durante o 3º trimestre, o bebé prepara-se para nascer. À medida que ganha peso, o corpo do bebé torna-se mais redondinho e a pele esticada. Ao nascer, a pele apresenta-se rosada e macia e as plantas das mãos e dos pés enrugadas.
O cérebro continua a desenvolver-se à medida que as ligações neuronais se complexificam: já controla a respiração e a temperatura corporal e o bebé comporta-se como um recém-nascido, apresentando mais de 70 reflexos diferentes (fecha os olhos quando dorme e abre-os quando está ativo, consegue distinguir o doce do ácido e reage à dor como um recém-nascido, por exemplo).
O corpo torna-se proporcional à cabeça
Os órgãos continuam a crescer, acompanhando o crescimento geral do corpo bebé e o tamanho da cabeça está cada vez mais proporcional ao corpo. Os sentidos apuram-se. O bebé torna-se sensível à luz, aos ruídos, ao gosto e cheiros.
O bebé vira-se de cabeça para baixo preparando-se para nascer
Com a falta de espaço no útero, o bebé dobra as pernas, que ficam encolhidas sobre si mesmas (posição fetal) aumentando a pressão sobre a zona pélvica da mãe. O bebé poderá mudar de posição, virando-se de cabeça para baixo na direção da pélvis.
A íris torna-se colorida (a cor definitiva só aparece entre os 6 a 9 meses de idade, após a exposição dos olhos à luz natural) e as pupilas reagem à luz, sendo já capazes de distinguir a luz natural da artificial através da parede uterina.
Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé) que é usualmente eliminado logo após o parto.
Sistema imunitário
O sistema imunitário do bebé continuará a desenvolver-se depois do nascimento. Nos primeiros tempos, as defesas naturais do seu bebé serão reforçadas com a amamentação devido aos compostos que lhe transmite através do leite materno.
Na altura do nascimento, o bebé tem 270 ossos diminuindo para 206 na idade adulta uma vez que alguns deles se fundem para formar uma única estrutura óssea.
Os ossos do crânio são flexíveis para facilitar a saída da cabeça no parto
O crânio ainda não é totalmente sólido, o que facilitará a passagem da cabeça do bebé pelo canal de parto. Como as 5 fontanelas (espaço macio e membranoso que separa os ossos do crânio) ainda são moles e estão separadas, é possível apertarem-se umas contra as outras durante o parto, alongando a cabeça do bebé. Após o parto, a cabeça retoma a sua forma natural.
Os pulmões estão completamente desenvolvidos e aumentam a produção de surfatante para manter os alvéolos abertos o que facilita o processo de respiração.
O bebé está pronto para nascer
Às 37 semanas, o bebé é considerado um bebé de termo e pode nascer a qualquer momento. Todos os sistemas do bebé estão completamente desenvolvidos e prontos para a próxima etapa.
O coração bate a um ritmo de 110-150 pulsações por minuto. Quando respirar pela primeira vez, o sangue passará a correr pelos pulmões e o seu bebé tornar-se-á num ser humano autónomo, capaz de assegurar por si só todas as funções vitais!
O bebé mede cerca de 50 cm da coroa aos pés e pesa aproximadamente 3250 g.
Desenvolvimento do bebé por trimestre da gravidez
- Primeiro trimestre: 1ª à 13ª semana
- Segundo trimestre: 14ª à 26ª semana
- Terceiro trimestre: 27ª à 40ª+ semana
Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.