13 semanas de gravidez são 4 meses
Entra na primeira semana do 4º mês da gestação (o bebé tem 11 semanas de idade).
O feto adquire o aspeto de um recém-nascido apesar de medira apenas 65 a 78 mm da cabeça à anca e pesar entre 13 a 20 g. O bebé aprende, reconhece e responde a estímulos, consegue ouvir os sons e vibrações produzidos pelo corpo materno, gosta de sons suaves, melodiosos e da voz ritmada da mãe.
Com a finalização do desenvolvimento das principiais estruturas e órgãos vitais, o risco de aborto espontâneo diminui para cerca de 65%. Contudo, o bebé ainda não conseguiria sobreviver fora do útero, uma vez que os órgãos internos ainda não estão suficientemente maduros, particularmente, os pulmões.
O seu útero cresce para o abdómen. Por esta altura, se não sofreu de enjoos e conseguiu alimentar-se regularmente, é possível que pese mais dois quilos.
O aumento de peso recomendado durante a gravidez varia de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) anterior à gravidez mas, em geral, recomenda-se valores entre 10 e 15 quilos (Direção-Geral da Saúde).
A vigilância do peso é um procedimento de rotina e será pesada em todas as consultas pré-natais. Se o peso aumentar para além do aconselhado, será encaminhada para uma consulta de nutrição onde será definida uma dieta adaptada às suas necessidades nutricionais.
A título de exemplo, e considerando um aumento de 12 quilos durante a gestação, o peso é distribuído (+/-) da seguinte forma:
- 3.400 gramas: peso do bebé;
- 600 gramas: placenta;
- 1.000 gramas: líquido amniótico;
- 1.000 gramas: útero;
- 500 gramas: peito;
- 1.500 gramas: sangue;
- 1.750 gramas: gordura;
- 2.250 gramas: água.
O corpo do bebé torna-se mais proporcional apesar de a cabeça ainda dominar.
O cabelo começa a crescer e o corpo cobre-se com uma camada de pelo muito fino (lanugo) que protege a pele do contacto permanente com o líquido amniótico e ajuda o bebé a manter a temperatura enquanto não acumula gordura. Esta penugem cai antes do parto ou nas primeiras semanas após o nascimento.
A coluna vertebral desenvolve-se pouco a pouco e surgem os brotos dos dentes de leite. A sensibilidade ao toque aumenta e o bebé responde a toques leves.
Já consegue ouvir os sons e vibrações produzidos pelo corpo materno e, se está grávida de uma menina, os ovários já têm 2 milhões de óvulos.
A maioria dos órgãos – fígado, rins, intestinos e cérebro – estão completamente formados e a funcionar. Só os pulmões ainda estão imaturos e só funcionarão com o nascimento. O fígado segrega bílis, o pâncreas produz insulina e os rins fabricam urina.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 13 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
- 10 Sintomas da gravidez que vai adorar
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Principais sintomas e sinais da gravidez
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé