14 semanas de gravidez são 4 meses
Está na segunda semana do 4º mês da gravidez (o bebé tem 12 semanas de idade).
O bebé mede entre 80 a 93 mm (da cabeça à anca) e pesa entre 25 a 43 g., aproximadamente.
Esta semana marca o início do 2º trimestre da gravidez. O crescimento do bebé acelera à medida que os seus órgãos amadurecem.
O peso e o tamanho do útero continuam a aumentar (apesar de algumas mulheres chegarem mesmo a perder algum peso durante o 1º trimestre da gravidez devido aos enjoos matinais e por alguma perda de apetite associada a esse mal-estar).
O grande desenvolvimento do bebé obriga ao aumento da produção de sangue, para que a mãe consiga fornecer os nutrientes e oxigénio necessários. Os batimentos cardíacos maternos aumentam para bombear mais sangue.
A sua alimentação tem uma enorme importância no desenvolvimento do bebé já que é através do seu corpo que recebe todos os nutrientes de que necessita para se desenvolver.
Alguns nutrientes como ácidos gordos ómega-3, proteínas, cálcio, fósforo, iodo, cobalto e vitaminas A, D e B, não podem faltar na sua dieta. Estes nutrientes são fundamentais para o ótimo desenvolvimento das funções cognitivas, motoras e sensoriais do bebé.
O bebé é agora alimentado a partir da placenta que funciona em pleno como suporte vital.
Poderá sentir maior desejo sexual. Aproveite-o ao máximo. A partir do 3º trimestre, é provável que volte a decrescer.
Um incómodo recorrente é a prisão de ventre. A subida dos níveis de progesterona e a pressão do útero em crescimento faz com que os movimentos intestinais diminuam. Consulte o seu médico e não se auto medique.
O feto exercita-se livremente no líquido amniótico. Dobra os dedos, fecha as mãos, mexe os olhos, franze as sobrancelhas, faz caretas e chucha o polegar. O intestino continua a crescer e, aos poucos, a tiróide torna-se funcional.
O bebé desenvolve o reflexo primitivo de sucção, tão importante para a amamentação depois do nascimento.
Inicia-se a diferenciação de género: as meninas já têm clítoris e a fenda fechou-se para dar lugar aos lábios vaginais; nos meninos forma-se no pénis, com a glande e o prepúcio definidos.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 14 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 2º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé