19 semanas de gravidez são 5 meses
Pode notar que a roupa já não lhe serve na cintura, que começa a desaparecer. Ao mesmo tempo, o seu metabolismo fica mais lento e o seu corpo prepara-se para a amamentação, acumulando gordura nas coxas e ancas.
Cuide da sua alimentação e controle o aumento de peso. Por norma, são necessárias apenas mais 300 calorias extra por dia para garantir uma gravidez saudável e para o seu bebé se desenvolva adequadamente.
O aumento da produção hormonal pode provocar alterações no seu cabelo que fica mais espesso, farto e brilhante. As hormonas retardam o ciclo de vida dos cabelos e a sua queda diminui o que contribui para um cabelo mais abundante.
Após o parto, pode sentir uma queda acentuada do cabelo devido à normalização hormonal.
Na sua barriga começa a aparecer uma linha vertical, fina e acastanhada, que parece dividir o abdómen em dois (linea negra). Os mamilos ficam mais escuros e podem aparecer manchas na pele.
Para evitar estas alterações de pigmentação, use sempre protetor solar na pele exposta, independentemente da estação do ano. Normalmente, estas alterações da pele desaparecem depois do parto.
Entre esta semana e a 22ª irá realizar a 2ª ecografia da gravidez para estudo detalhado da morfologia do feto, identificação de anomalias major como a espinha bífida e defeitos cardíacos.
A placenta continua aumentar para satisfazer as crescentes necessidades nutricionais do bebé em crescimento.
O seu bebé está muito ativo. Os nervos cobrem-se por uma substância gordurosa (mielina) que, ao isolar os nervos, permite uma perfeita coordenação dos movimentos. Como tem muito espaço livre, dá cambalhotas e movimenta-se livremente no líquido amniótico.
Dorme a maior parte do dia, cerca de 18 horas, e o ciclo de sono pode não coincidir com o seu. Por isso, não se alarme se sentir um pontapé durante a noite. É bem provável que o seu filho esteja bem acordado.
Os sentidos estão bem desenvolvidos (olfato, paladar, audição, visão e tato). Ao nascer, a visão será o sentido menos desenvolvido e serão necessários vários meses para ver a 100%.
A pele começa a revestir-se com uma camada de uma substância gordurosa (vernix caseoso), que a protege. A maior parte desaparecerá antes do nascimento. A que fica, ajudará o bebé a deslizar pelo canal de parto durante o parto.
Começa a acumular uma fina camada de gordura que ajuda o bebé a regular a temperatura. O cabelo e as sobrancelhas estão em crescimento, a coluna vertebral já se endireitou e o estômago, intestinos e fígado estão posicionados no local correto, dentro da cavidade abdominal.
Já consegue mexer a cabeça graças ao desenvolvimento dos músculos do rosto e ao alinhamento da coluna. Consegue mexer os músculos do rosto: faz caretas, franze o sobrolho, abre e fecha a boca.
No interior da boca, as papilas gustativas estão desenvolvidas e o bebé já distingue os vários sabores (doce, salgado, amargo e ácido), sendo o seu preferido o doce.
O movimento, a respiração e o batimento cardíaco seguem ciclos diários – conhecido como ritmo circadiano.
Mede cerca de 13 a 15 cm (da cabeça à anca) e pesa aproximadamente 200 a 240 g.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 19 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 2º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé