Com 38 semanas de gestação, o seu bebé limita-se a acumular gordura e a engordar apesar de o sistema imunitário ainda estar a amadurecer. Se a cabeça já se encaixou na sua bacia, notará a barriga mais baixa. Eis o essencial sobre a sua gravidez com 38 semanas de gestação.
38 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 38 semanas (9º mês, 3º trimestre)
- Idade fetal: 36 semanas
- 38 Semanas de gestação são 266 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 49,8 cm (medida da cabeça aos pés)
- Peso do feto: 3050 gr (aproximadamente)
- Tamanho: couve-flôr
Como se desenvolve o seu bebé às 38 semanas de gestação?
Nesta fase, o bebé continua a engordar e a ganhar formas arredondadas. A quantidade de cabelo é variável: alguns bebés nascem com muito cabelo e outros com o cabelo mais ralo. Os ossos do crânio permanecem moles e podem mesmo sobrepor-se para passar pelo estreito canal de parto.
A maior parte do lanugo macio e aveludado que revestia o corpo do bebé desapareceu. A pele mantém-se revestida por uma camada de gordura denominada vernix (vernix caseosa que significa, verniz cremoso).
Esta camada de gordura, protege a pele contra os efeitos do contacto permanente com o meio húmido do útero e atua como um lubrificante durante o trabalho de parto, ajudando o bebé a deslizar pelo canal de parto até ao exterior.
Os intestinos produzem mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé, substância pegajosa, esverdeada e escura que será expelida nos primeiros dias após o parto).
Todos os sistemas do bebé estão completamente desenvolvidos e prontos para a vida fora do útero. O tamanho da cabeça é proporcional ao corpo (a cabeça e o abdómen têm agora o mesmo diâmetro).
O que se passa no seu corpo às 38 semanas de gestação
A placenta começa a envelhecer (grau da placenta) e torna-se menos eficiente no fornecimento de nutrientes e oxigénio. Começam a aparecer coágulos de sangue e embutidos calcificados.
O peito continua a aumentar enquanto se prepara para a amamentação. Os finos vasos sanguíneos podem ser mais visíveis à medida que a pele estica e se torna mais transparente. A pigmentação castanha à volta dos mamilos pode alastrar para o resto do peito. Depois da amamentação, tudo voltará ao normal.
Pode sentir mais sensibilidade na zona pélvica e dificuldade em levantar-se da cama. Faça-o devagar e apoie-se para não perder o equilíbrio.
O que pode planear para esta semana?
Sono do bebé
O padrão de sono do seu bebé ajustar-se-á nos primeiros meses de vida segundo o ritmo da luz solar diária. Durante a gravidez, o bebé não tem esta relação com a luz solar e cria o seu próprio ritmo de sono influenciado pela melatonina que circula no sangue da mãe. Assim, o seu bebé dorme melhor se também dormir bem e quando está mais relaxada. [1]
Na infância, cerca de 90% da hormona de crescimento é libertada durante o sono. Durante o sono há renovação celular, produção de hormonas e anticorpos assim como síntese de proteínas e regulação metabólica. Nas crianças o sono contribui de forma importante para o seu crescimento corporal.
Recomendações para as horas diárias de sono [2]
- Lactentes dos 4 aos 12 meses: 12 a 16 horas por 24 horas (incluindo sestas);
- Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas por 24 horas (incluindo sestas);
- Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas por 24 horas (incluindo sestas);
- Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 12 horas sono noturno por 24 horas;
- Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas sono noturno por 24 horas.
Nestas recomendações, não foram contempladas idades inferiores a 4 meses devido a uma ampla variação dos normais padrões e duração de sono nesta faixa etária, bem como à insuficiente evidência científica de associação com consequências na saúde.
[1] A Vida do Cérebro – Da gestação à idade avançada de Alexandre Castro Caldas, edição Verso de Kapa, 1ª edição, fevereiro de 2016
[2] Academia Americana de Medicina do Sono (American Academy of Sleep Medicine – AASM) – junho de 2016
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.