38 semanas de gravidez são 9 meses
O útero pesa mais de um quilo e contém cerca de 5 litros de líquido amniótico. O peito e a zona pélvica estão mais sensíveis e as dores nas costas podem acentuar-se.
O bebé movimenta-se menos, mas deverá fazê-lo 10 vezes por hora. Se não conseguir identificar os movimentos ou se estes forem escassos, dirija-se à maternidade / hospital para confirmar se está tudo bem com o bebé.
A falta de movimentos do bebé pode indicar que está em sofrimento e, por isso, deve ser devidamente observada.
O cérebro do bebé já controla todas as funções do corpo, desde a respiração ao ritmo cardíaco. Os reflexos estão bem desenvolvidos e comporta-se como um recém-nascido: fecha e abre os olhos, flete rapidamente os braços, dobra os dedos rodeando os dedos que o pressiona, faz movimentos de sucção (tão importante para a amamentação), mexe as pernas como se quisesse andar, entre outros.
Dorme e está ativo durante algumas horas por dia e o seu ritmo biológico pode ser diferente do da mãe. Ou seja, pode estar ativo quando a mãe dorme e passar o dia a dormir.
A maior parte da lanugem que lhe revestia o corpo desapareceu. A placenta começa a envelhecer (grau da placenta). Ao longo da gestação, a placenta passa por várias fases de maturidade, à medida a gravidez avança e a data do parto se aproxima.
Ao longo do tempo, a placenta vai “envelhecendo“, fica mais dura e calcificada o que, por si só, não representa perigo para a vida do bebé. Contudo, a monotorização do grau da placenta é necessário para garantir que o bebé recebe todos os nutrientes e oxigénio necessários ao seu bem-estar e que a placenta continua a cumprir a sua função de forma adequada.
O aumento da produção de ocitocina, hormona que regula as contrações uterinas, também estimula a produção do leite materno. O primeiro leite, conhecido como colostro, pode mesmo começar a sair dos mamilos antes do nascimento.
Se está na reta final da gravidez, a estimulação sexual é muito eficaz para acelerar a dilatação do útero. Quando se sente bem, o seu corpo liberta oxitocina, substância que contribui para suavizar o colo do útero, mas o esperma também ajuda!
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 38 semanas de gravidez
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
LEIA TAMBÉM
- Consultas e exames do 3º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- Controlar a dor do parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Cuidados com a pele da barriga na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- Os primeiros dias com o bebé
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé