9 semanas de gravidez são 3 meses
Esta semana entra no 3º mês da gravidez (o bebé tem 7 semanas de idade).
O crescimento do embrião atinge o tamanho de um bago de uva com cerca de 22 a 30 mm (da cabeça à anca). Começa a assemelhar-se a um ser humano.
Por esta altura, o tamanho do seu útero duplicou e começa a subir na cavidade abdominal. A sua roupa habitual pode deixar de lhe servir ou ficar apertada sobretudo, no peito, barriga e ancas. No entanto, é muito provável que ainda não se note que está grávida.
Para crescer, o útero recebe mais sangue o que exige mais do seu coração e, por isso, pode sentir-se mais cansada, especialmente quando faz algum esforço físico.
À noite, tente dormir deitada para o lado esquerdo para facilitar o fluxo sanguíneo.
A grande produção de estrogénios aumenta a sua sensibilidade olfativa e pode começar a enjoar aromas que até aqui lhe eram agradáveis. As náuseas e enjoos tendem a desaparecer antes das 16 semanas (já no 2º trimestre da gravidez).
Siga um programa de exercício físico devidamente adequado às suas necessidades. O exercício físico favorece a circulação, relaxa, aumenta a tonicidade e a elasticidade muscular (tão importantes para o parto e para a ajudar na recuperação da forma física no pós-parto) e ajuda a combater a fadiga.
A partir desta semana pode realizar o primeiro teste para despiste de anomalias genéticas do bebé.
O bebé tem um aspeto cada vez mais humano apesar do corpo ainda ser desproporcionado. A cabeça domina e os braços são maiores do que as pernas. No entanto, os dedos estão praticamente desenvolvidos, os intestinos começam a recolher à cavidade abdominal, os músculos e nervos estão a desenvolver-se e o diafragma começa a aparecer.
O pescoço vai-se endireitando e o corpo do embrião alonga-se. Pouco a pouco, a cabeça torna-se mais redonda.
No rosto, os olhos são dois pontos escuros afastados, cada um do seu lado da cabeça. As pálpebras já estão presentes mas estão fechadas. O nariz e a boca estão em desenvolvimento.
Já move o maxilar, a língua e a cabeça (para a frente e para trás), suspira e estica-se. Consegue curvar os dedos e dobrar o joelho e a anca.
Se está grávida de uma menina, já é possível identificar o útero e as células reprodutivas imaturas, que se reproduzem dentro dos ovários. Os órgãos sexuais externos começam a diferenciar-se como masculinos ou femininos.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 9 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
- 10 Sintomas da gravidez que vai adorar
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Principais sintomas e sinais da gravidez
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé