O corpo da mulher na 18ª semana da gestação
Com o crescimento da barriga e a acumulação de gordura para a amamentação, a pele estica o que pode causar-lhe algum desconforto. Se a sua pele estiver seca, o desconforto será ainda maior. Por isso, use um creme hidratante diariamente e evite banhos muito quentes.
Ao mesmo tempo, a hidratação da pele, previne o aparecimento de estrias que, depois de instaladas, são difíceis de disfarçar.
As mudanças no sistema cardiovascular implicam uma descida nos valores habituais da tensão arterial. É provável que sinta vertigens ou tonturas. Levante-se lentamente da cama para evitar agravar este sintoma. Depois de acordar, fique alguns minutos deitada e sente-se antes de se levantar lentamente.
Com o aumento do volume sanguíneo, há maior probabilidade de sofrer de prisão de ventre. A dificuldade em evacuar e o aumento da pressão exercida pelo útero sobre os vasos sanguíneos favorecem o aparecimento de hemorroidas na gravidez.
Uma dieta rica em fibras e a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia podem ajudar a facilitar o trânsito intestinal: coma frutas e vegetais, leguminosas, alimentos integrais (pão, massa e cereais), beba muita água e pratique exercício físico de forma moderada.
Marque uma consulta de rotina no dentista para se certificar que está tudo bem ou fazer algum tratamento dentário já que, durante a gravidez, este deve ser iniciado, preferencialmente, entre o quarto e o sexto mês de gestação.
A partir desta semana (5º mês da gravidez), poderá começar a procurar o local onde vai frequentar o curso de preparação para o parto. Muitas futuras mamãs preferem fazer as aulas na maternidade/hospital onde planearam ter o seu bebé porque lhes permite conhecer as instalações e familiarizarem-se com o ambiente que vão encontrar no dia do parto. As aulas iniciam-se por volta das 28–30 semanas (7º mês da gravidez).
Por esta altura, já deverá ter sentido o seu bebé a mexer. Os movimentos serão muito ténues porque o bebé ainda tem muito espaço para flutuar no líquido amniótico. Algumas mulheres descrevem esta sensação como “uma bolha a rebentar na água”. Ao longo das próximas semanas, serão mais evidentes e percetíveis.
A azia deverá ter passado, mas não a vontade de comer… Poderá mesmo sentir uma grande vontade de comer certos alimentos.
Se sofre de varizes ou de penas cansadas, poderá usar meias de descanso (ou elásticas). À noite durma com uma almofada debaixo das pernas para promover a circulação sanguínea. Usar uma cinta para aconchegar a barriga, também poderá ser útil e confortável.
Com o aumento do peso e do volume da barriga poderá sentir-se mais cansada. Evite fazer esforços desnecessários e todo o tipo de ações que sobrecarreguem a coluna.
Dicas e sugestões
- Está na hora de começar a procurar o local onde vai frequentar as aulas de preparação para o parto. Algumas maternidades, hospitais e unidades de saúde têm à sua disposição este tipo de serviço. Informe-se atempadamente e inscreva-se (a si e ao seu companheiro, se assim o desejarem);
- O seu bebé já distingue e ouve a sua voz e sons externos. Poderá estimulá-lo ao som da sua música preferida, enquanto massaja suavemente a barriga. Por vezes, estes estímulos fazem o bebé mexer-se e poderá senti-lo enquanto o acaricia. Estes gestos de carinho podem ser apreendidos pelo bebé e contribuem para o seu bem-estar.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.