O corpo da mulher na 20ª semana da gestação
Está a meio da gravidez, o seu útero já chega ao umbigo e, pouco a pouco, pode até começar a empurrá-lo para o exterior. O crescimento progressivo da barriga vai continuar a comprimir os pulmões, o que fará com que se sinta com falta de ar e mais cansada quando faz algum esforço físico. Evite pegar em pesos e suba as escadas lentamente, ao seu ritmo.
Por volta desta semana, poderá sentir algum desconforto provocado pela retenção de líquidos, especialmente nas mãos nas pernas e pés. Procure manter hábitos de vida saudáveis para evitar ou minorar estes sintomas.
Exercite-se, evite estar muito tempo de pé ou sentada, use meias de descanso ou meias elásticas e controle o aumento de peso.
Pode começar a sentir contrações de Braxton Hicks (falsas contrações do parto).
Entre as 20 e as 22 semanas irá realizar a 3ª consulta pré-natal.
Não se esqueça de continuar a praticar os exercícios de Kegel. A pressão exercida pelo peso do bebé e a dilatação no parto, podem provocar um rasgão ou obrigar a fazer uma incisão (episiotomia) de forma a ampliar o canal de parto e assim facilitar o nascimento.
Quanto maior for a resistência e a elasticidade muscular, menor a probabilidade de sofrer danos durante o parto e mais rápida e cómoda a recuperação no pós-parto.
Entre a 20ª e a 22ª semana, deverá fazer a 2ª ecografia da gravidez, também designada como ecografia morfológica. Esta ecografia permite excluir cerca de 75 a 80% de malformações do feto, medir o colo do útero, avaliar a velocidade de fluxo das artérias uterinas, estudar a anatomia dos órgãos internos e do esqueleto do bebé (medição do perímetro cefálico e comprimento dos membros);
Também poderá ver o seu bebé completamente formado e conhecer o sexo do bebé, caso esteja posicione de forma favorável. Se não quiser saber o sexo do bebé, deverá comunicá-lo ao médico antes de iniciar o exame. Pode ver o seu bebé a chuchar no dedo e a mexer-se vigorosamente.
Próxima semana
Semana anterior
- Como se desenvolve o embrião na 20ª semana da gravidez?
- Ecografias da gravidez
- Contrações de Braxton-hicks ou falso trabalho de parto
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.