O corpo da mulher na 27ª semana da gestação
Esta é uma boa altura para iniciar o curso de preparação para o parto. Se estiver informada sobre a gravidez e o trabalho de parto saberá com o que conta e assim, consegue gerir melhor o seu papel e as suas emoções.
Os desconfortos que pode sentir durante este trimestre relacionam-se, sobretudo, com o aumento do volume da barriga, com o aumento do peso e com as consequências provocadas pelas alterações hormonais. Para além do grande crescimento do bebé durante os últimos meses da gestação, também o seu corpo sente necessidade de se fortalecer para nutrir o bebé em crescimento e para se preparar para as próximas etapas: o parto e a amamentação.
As varizes, que podem ser anteriores à gravidez, podem agravar-se e aumentar o desconforto. Adote alguns hábitos que podem mostrar-se benéficos e minimizar os sintomas associados a esta patologia: durma e descanse com as pernas elevadas, use sapatos confortáveis, sem serem demasiado altos ou rasos, use meias de descanso e cinta para a ajudar a suportar o peso do abdómen, faça massagens localizadas para aliviar a dor.
Poderá ter cãibras, especialmente à noite. Para diminuir a dor, estique as pernas e faça massagens com movimentos circulares.
Dicas e sugestões:
- A compressão do bebé sobre o seu estômago pode fazer com que se sinta “cheia” rapidamente. Faça refeições ligeiras e como várias vezes ao longo do dia. Entre as refeições principais, se sentir fome, prefira uma peça de fruta ou um iogurte;
- Prossiga o seu programa de exercícios pélvicos. Os exercícios de Kegel ajudam a fortalecer a zona do períneo (área muscular situada entre a vagina e o ânus e que desempenha um papel fundamental no parto). Estes exercícios são muito simples e fáceis de fazer e consistem em contrair os músculos da zona pélvica de forma sequencial e firme;
- A ansiedade relativamente ao parto pode aumentar à medida que as semanas passam. Relaxe, faça exercício físico e aproveite todos os momentos para cuidar de si.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicadsteriores aos aqui indicados.