O corpo da mulher na 28ª semana da gestação
O seu útero cresceu cerca de 4 cm durante as últimas 4 semanas. O gradual crescimento do bebé comprime e pressiona o diafragma o que pode causar algumas dificuldades respiratórias e aumentar o cansaço.
As suas articulações tornam-se mais frouxas devido ao aumento dos líquidos e pode sentir alguma perda de equilíbrio nesta fase.
No final deste trimestre começará a sentir o seu corpo a preparar-se para o parto. A barriga desce e, por volta desta semana, pode começar a sentir contrações ligeiras (o útero endurece durante uns 30 segundos e depois descontrai-se), espaçadas e indolores (as denominadas contrações Braxton-Hicks) que iniciam o processo de descida do bebé para o canal cervical preparando-o para o nascimento.
Entre as 28 e as 32 semanas irá realizar a 5ª consulta de acompanhamento pré-natal.
Dicas e sugestões
- Continue a estimular o seu bebé, ouvindo música, massajando a barriga e falando com ele como se já estivesse ao seu lado;
- Se o seu bebé nascesse esta semana já teria condições para sobreviver, mas com cuidados neonatais;
- A partir desta semana, terá consultas de 15 em 15 dias que passarão a semanais a partir da 36ª semana;
- Se o seu sangue for Rh- é provável que lhe seja administrada uma injeção de imunoglobulina anti-D (anticorpos para o factor Rh) que protegerá o seu bebé e futuras gestações;
- Poderá ser-lhe prescrita alguma suplementação de ferro.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.