O corpo da mulher na 39ª semana da gestação
Pode ter dificuldades em movimentar-se e cansar-se mais do que o habitual mesmo com pequenos esforços.
O aumento do peso e a ansiedade do parto podem deixá-la angustiada. Aproveite estes dias para descansar o mais que puder e para finalizar alguns preparativos de última hora.
É natural que se sinta cansada e desejosa pelo nascimento.
Na consulta desta semana, o seu médico irá avaliar a posição do útero e se existe ou não dilatação.
O útero ocupa todo o espaço da pélvis e uma parte significativa do abdómen.
Nas idas ao WC poderá perder uma substância acastanhada (o rolhão mucoso). É mais um sinal de que a data do parto se aproxima.
Nos primeiros dias após o parto é natural que tenha pouca disponibilidade para se ocupar dos restantes membros da família, da casa e das visitas. Se tiver possibilidade, contrate alguém para o primeiro mês ou peça ajuda à sua mãe ou à sua sogra.
Dicas e sugestões
- Treine os exercícios de respiração que aprendeu nas aulas de preparação para o parto com o seu companheiro num ambiente calmo e relaxado;
- Quando sentir as primeiras contrações, comece a registá-las. Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 15 minutos), significa que entrou em trabalho do parto;
- Exercite a respiração e os músculos do períneo;
- Relaxe o máximo que puder e viva estes últimos dias da sua gravidez da forma mais tranquila possível;
- Continue com as suas caminhadas e mantenha-se ativa dentro do razoável;
- Tenha as malas para a maternidade/hospital prontas e à mão para sair de casa a qualquer momento.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.