Numa gravidez sem complicações fazem-se, por norma, 3 ecografias, uma em cada trimestre da gravidez.
Apesar de as semanas da gestação em que se realizam estes exames poderem diferir, temos como referência os seguintes momentos: primeira ecografia entre a 9ª e a 12ª semana, segunda ecografia entre a 19ª e a 22ª semana e terceira ecografia entre a 29ª e 32ª semana.
Ecografias 2D, 3D e 4D: o que são e para que servem?
Ecografia 2D
A ecografia 2D (ou a duas dimensões), é a ecografia mais comum. Esta ecografia é considerada a mais relevante ao nível do diagnóstico pré-natal porque permite estudar as características morfológicas (estudo da forma e da estrutura do corpo) do bebé em desenvolvimento.
Através da ecografia 2D, o especialista consegue “ver” o que se passa dentro do útero e assim diagnosticar certas complicações, bem como, antecipar determinados procedimentos clínicos (necessidade de realizar exames complementares de diagnóstico para confirmação de determinada suspeita como a amniocentese ou ajudar à tomada de decisões como a necessidade de fazer uma cesariana, por exemplo) com vista a garantir o bem estar e segurança da mãe e do bebé.
Ecografias 3D e 4D
As ecografias 3D (a três dimensões: altura, profundidade e largura) e 4D (conjugação das dimensões 3D com movimento, como se estivesse a ver um vídeo) são uma inovação tecnológica recente e são consideradas um complemento à ecografia 2D.
A grande vantagem deste tipo de ecografias é para os pais, que conseguem ver o bebé “como se estivesse ali“, presente. A facilidade em interpretar imagens a três dimensões ou ver o bebé como se estivesse a ser filmado dentro do útero, ajuda os pais a definir a imagem anteriormente imaginada do bebé, a “conhecê-lo” de forma real e a “ver” os gestos e movimentos que o bebé está a fazer no momento em que é observado.
Muitas vezes, os pais conseguem encontrar semelhanças físicas do bebé com outros membros da família o que permite criar um laço emocional ainda mais estreito com o bebé meses antes do nascimento.
Atualmente, a gravação do exame ecográfico é uma aventura que os pais partilham com a família como se estivessem a apresentar um filme com as aventuras do seu bebé.
Como vai ser o bebé? Com quem se vai parecer? Estas são perguntas clássicas que todos os pais fazem durante a gravidez e que os leva a fantasiar uma imagem que só se confirma após o parto.
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, o contacto entre pais e filhos acontece muito mais cedo e é uma sensação de descoberta que os pais vivem a cada novo exame.
A ecografia é um teste indolor que usa os ultra-sons para criar uma imagem do feto em desenvolvimento, durante uma gravidez. É realizado geralmente passando a sonda ao longo da pele da barriga ou, por vezes, por dentro da vagina.