Datar a gravidez e estimar corretamente o momento da conceção, permite diagnosticar precocemente eventuais complicações que requeiram vigilância e intervenção adequadas ao longo da gravidez tais como parto pré-termo (ou parto prematuro), gravidez pós-termo e pós-maturidade, e atraso de crescimento intra-uterino.
O melhor indicador clínico para datar a gravidez é o primeiro dia da última menstruação. Por norma, o tempo de gravidez é confirmado na primeira ecografia na gravidez realizada entre as 11 e as 13 semanas e seis dias.
Porquê datar a gravidez?
Datar a gravidez e estimar corretamente o momento da conceção, permite diagnosticar precocemente eventuais complicações que requeiram vigilância e intervenção adequadas ao longo da gravidez tais como:
- Parto pré-termo (ou parto prematuro);
- Gravidez pós-termo e pós-maturidade;
- Atraso de crescimento intra-uterino.
Como é estimada a idade da gravidez?
1. Datação ecográfica da gravidez
A datação ecográfica da gravidez pode, porém, ser feita entre na primeira ecografia da gravidez. Nesta ecografia, o médico consegue determinar o estado de desenvolvimento do bebé e afastar eventuais dúvidas sobre a data da gravidez originadas por alguns fatores como:
- Entre 20 a 40% das mulheres não sabe ou tem dúvidas sobre a data do primeiro dia da sua última menstruação.
- A data do primeiro dia da última menstruação pode não permitir calcular a altura da conceção devido a ciclos menstruais irregulares, a hemorragia precoce no momento da implantação do óvulo, a uma ovulação anterior ao 11º dia ou depois do 21º dia do ciclo menstrual ou o uso recente de contraceção oral.
2. Primeiro dia da última menstruação
A data do primeiro dia da última menstruação permite calcular a idade gestacional e a data provável do parto, com uma margem de erro de 14 dias, aproximadamente, se a mulher:
- For considerada uma grávida de baixo risco.
- Tiver ciclos menstruais regulares.
- Não apresentar história de hemorragia vaginal recente.
- Tiver interrompido a toma de pílulas contraconcecionais, pelo menos dois meses antes da conceção.
- Iniciar a vigilância da gravidez durante o 1° trimestre da gravidez.
Outras formas de datar a gravidez
Contudo, existem outros exames realizados na gravidez que permitem datar a idade gestacional. A análise de vários indicadores permite estabelecer uma comparação direta entre o estado de desenvolvimento do bebé e o estado de desenvolvimento esperado para o tempo de gestação:
- O batimento fetal entre a 11ª e 12ª semana.
- Movimentos fetais perceptíveis a partir da 19ª semana na primípara (primeira gravidez) e da 17ª semana na multípara (quando a mulher já teve parto(s) anteriormente).
- Pelo cálculo da altura uterina. O fundo do útero situa-se geralmente ao nível do umbigo por volta da 20ª semana da gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.