O cansaço acumulado, a ansiedade própria associada a cada uma das fases da gestação e o desconforto que se intensifica ao longo do último trimestre, podem provocar alterações nas fases do sono na gravidez o que se reflete sobre os níveis de energia para as atividades diárias. Que fatores podem alterar o padrão do sono em cada trimestre da gestação?
Fases do sono na gravidez
A falta de sono é um fator de grande stress para a mãe mas há algumas coisas que pode fazer para melhorar a qualidade do sono.
Fases do sono na gravidez: 1º trimestre
No primeiro trimestre andará mais sonolenta, cansada e com insónias. As preocupações associadas aos primeiros três meses da gravidez podem prejudicar a quantidade e a qualidade do sono.
Fases do sono na gravidez: 2º trimestre
No segundo trimestre da gravidez, o sono tende a normalizar. A fase mais delicada da gestação ficou para trás e a mãe consegue relaxar e dormir melhor. A libido aumenta, a mulher sente-se melhor com o seu corpo e tudo isso contribui para que se sinta melhor e próxima do seu companheiro.
Fases do sono na gravidez: 3º trimestre
No terceiro trimestre, as preocupações e a ansiedade regressam. Agora não tanto pelo desenvolvimento do bebé mas pela aproximação da data do parto.
Os preparativos para a chegada do bebé, a organização do trabalho antecipando a licença de parto, as dores das costas, o crescimento e pressão que o peso do bebé exerce sobre os órgãos da mãe, a necessidade de acordar mais vezes durante a noite para ir à casa de banho, entre outros fatores, aumentam o cansaço e a dificuldade em conciliar o sono.
Poderá sentir a necessidade de abrandar o ritmo, relaxar e fazer uma pausa a meio do dia. Nesta fase é muito importante que aproveite todos os momentos para descansar e para se organizar com tempo.
Padrão de sono no pós-parto
A seguir ao parto, o mais provável é que não consiga dormir o tempo de que precisa. É muito importante que antecipe esta realidade e que aproveite bem os últimos meses da gravidez para armazenar energia.
Depois de o bebé nascer, aproveite todas as oportunidade para descansar. Quando o seu bebé dormir, durma também. Nos primeiros meses com o seu bebé, ajuste as suas rotinas às dele e não o contrário.
Acordar de duas em duas horas para amamentar e cuidar do bebé pode ser extenuante. O cansaço aumenta o risco de depressão pós-parto, o stress, afeta o humor e diminuiu a capacidade de cuidar bem de si e do seu bebé.