Conheça as posições para dormir a evitar na gravidez e como conseguir noites de sono mais tranquilas com toda a segurança para o seu bebé.
Posições para dormir a evitar na gravidez
Posições para dormir a evitar na gravidez: dormir de costas
Regra geral, as grávidas não são aconselhadas a dormir de costas, especialmente a partir do terceiro trimestre da gravidez devido à pressão que é colocada no útero, o que pode diminuir o fluxo sanguíneo da mãe para o bebé.
Quando se deita de costas, o peso do útero recai sobre a coluna, os vasos sanguíneos principais, intestinos e músculos. À medida que a gestação avança e o peso abdominal aumenta, esta pressão pode originar dores musculares, hemorroidas e dificultar a circulação sanguínea.
Para além do desconforto para a mãe, o aporte de oxigénio e de sangue ao bebé também podem ser prejudicados.
Nos dias anteriores ao parto deitar-se de costas também pode atrasar o trabalho de parto uma vez que esta posição impede o aumento do diâmetro da pélvis. Procure deita-se sobre o lado esquerdo. As contrações mantêm-se e o bebé recebe mais oxigénio.
Posições para dormir a evitar na gravidez: dormir de barriga para baixo
Deve evitar também dormir de barriga para baixo. Ao longo da gestação, o crescimento da barriga e o posicionamento do bebé tornam cada vez mais difícil dormir sobre o estômago.
Mesmo que se deite para um dos lados, é normal que mude de posição durante a noite e acorde virada de costas para cima. Se tal acontecer, não se preocupe, vire-se de lado e volte a adormecer.
Nos últimos meses da gravidez o que realmente importa é encontrar uma posição confortável para descansar e ter um sono verdadeiramente reparador.