Para evitar a angústia e o medo da dor que o parto geralmente provoca nas futuras mamãs, é fundamental que se informe e prepare convenientemente para o parto (plano de parto). Apesar de ser um momento vivido com ansiedade, é um passo natural que deve ser encarado com confiança e tranquilidade.
Quanto mais à vontade se sentir com o que se vai passar com o seu corpo, melhor poderá vivenciar o momento do parto.
Ao longo das várias fases do parto, a sua colaboração e a maneira como reage às mudanças do seu corpo são de importância fundamental para que este seja um momento pleno.
Para isso recomenda-se:
- Informe-se sobre as várias opções de parto disponíveis na unidade de saúde onde planeou ter o seu filho (parto natural, anestesia epidural disponível 24 horas/dia, parto na água, acupunctura, entre outras).
- Converse e exponha todas as suas dúvidas ao seu médico ou à enfermeira que acompanha a sua gravidez.
- Evite dar demasiada importância a experiências menos positivas vivenciadas por outras mulheres. Cada gravidez e cada parto são únicos.
- Informe-se corretamente sobre as fases de trabalho de parto (1ª fase trabalho do parto: dilatação do colo do útero, 2ª fase do parto: expulsão do bebé, 3ª fase do parto: dequitação ou expulsão da placenta) e antecipe as suas reações a cada uma delas de modo a controlar o melhor possível as suas emoções e o trabalho físico que terá que fazer.
- Participe em aulas de preparação para o parto. Informe-se no seu centro/unidade de saúde ou no hospital/maternidade onde pretende ter o seu bebé sobre as possibilidades existentes.