Quando entra no 9º e último mês da sua gestação, a grande pergunta é “Quando nasce o bebé?“.
Na 1ª consulta pré-concecional o médico usa um calendário para calcular a idade da gravidez (ou idade gestacional cronológica) e a data provável para o parto (DPP). Este cálculo será devidamente ajustado na 1ª ecografia da gravidez (idade gestacional definitiva).
Ainda assim, nunca há uma certeza absoluta sobre a data do parto uma vez que o bebé pode nascer antes ou depois dessa data.
Quando nasce o bebé?
Tendo esta indicação em conta, a partir do início do nono mês, há pistas que indicam que o parto pode estar para breve. Algumas semanas antes do início do trabalho de parto, o seu corpo – e o bebé – começam a preparar-se para o nascimento.
Para vigiar esses sinais, o médico irá aproveitar as consultas para palpar o abdómen e de examinar a posição do bebé. Para além disso irá observar se:
- O bebé já desceu e se encaixou na cavidade pélvica;
- Se deu a volta, posicionando-se de cabeça para baixo;
- O colo do útero mostra sinais de apagamento (quando o útero se torna mais curto);
- Há dilatação (o trabalho de parto inicia-se quando atinge os 3-4 cm de dilatação);
- O colo do útero começou a amolecer ou continua firme;
- O colo do útero avançou para a frente da vagina ou continua posicionado atrás.
1. O bebé dá a volta
A melhor posição para o bebé nascer por parto natural, é virado de cabeça para baixo, bem encaixado no cérvix materno. A maior parte dos bebés posiciona-se desta forma antes das 38 semanas.
Algumas mulheres podem aperceber-se que o bebé deu a volta porque conseguem respirar melhor, aumenta a vontade de ir à casa de banho e sentem cãibras e edema dos tornozelos.
2. Aumento da pressão na bacia e no reto
À medida que a data do parto se aproxima, pode sentir uma dor persistente no fundo das costas. As cãibras abdominais (semelhantes às que sente durante o período menstrual) também se podem acentuar.
3. Mudança no corrimento vaginal
O corrimento vaginal pode tornar-se mais espesso e abundante.
4. Saída do rolhão mucoso
Pode sentir a expulsão do tampão mucoso ou rolhão mucoso, corrimento esbranquiçado, rosado, vermelho ou acastanhado e espesso, com consistência semelhante à clara de ovo.
O rolhão mucoso é um muco gelatinoso que se forma por volta da 4ª semana com o objetivo de selar o colo do útero, impedindo que as bactérias atinjam o útero e o bebé em desenvolvimento.
5. Pequenas manchas de sangue nas cuecas
Com o apagamento do colo do útero e a sua progressiva dilatação, os vasos capilares podem romper-se e dar origem a um sangramento ténue.
6. Contrações intensas e regulares
As contrações tornam-se mais frequentes, fortes e dolorosas e o desconforto não passa mesmo que mude de posição. Na fase latente do trabalho de parto, as contrações são leves, com um intervalo de 10 a 15 minutos entre si e com a duração de 15 a 20 segundos.
Na fase ativa do parto, a descida fetal contínua, e as contrações duram de 30 a 45 segundos em intervalos de 5 minutos. Atinge 4 a 7 cm de dilatação e, por norma, nesta fase já estará internada na maternidade / hospital.
No início da segunda fase do parto, as contrações duram 60 a 90 segundos e atinge os 10 cm de dilatação (dilatação máxima).
7. Diarreia
Algumas grávidas têm diarreia antes de iniciar o trabalho de parto, tal como pode acontecer durante o período menstrual.
8. Rutura da bolsa de águas
Nem sempre acontece mas algumas grávidas podem sentir-se molhadas por uma grande quantidade de líquido quente.
A perda de líquido amniótico pode ser lenta e confundida com pequenas perdas de urina. Em caso de dúvida, use um penso higiénico para controlar a perda. Se ficar ensopado ao ponto de precisar de ser trocado, estará a perder líquido amniótico.
Mala para a maternidade
A mala para a maternidade, a sua e a do seu bebé, deve ser preparada com calma e antecedência. A partir do sétimo mês, convém ter as malas preparadas para não ter que andar a fazer comprar apressada.
Fazer uma lista com os itens de que vai precisar é uma excelente ajuda. Antes de a fechar, consulte a maternidade onde planeia ter o parto para saber o que tem que levar e o que será fornecido pela instituição. Outra compra importante que não deve deixar para o fim é a cadeira para transportar o bebé para casa.
Saiba o que levar para a maternidade para si, para o seu bebé e para o seu companheiro neste artigo.
A sua gravidez mês a mês
1º Trimestre da gravidez (1ª à 13ª semana aproximadamente)
2º Trimestre da gravidez (14ª à 26ª semana aproximadamente)
3º Trimestre da gravidez (27ª à 40ª+ semana aproximadamente)
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.