Reconhecer o início do trabalho de parto
Na fase final da gestação, a proximidade da hora do parto pode tornar-se num motivo de ansiedade, especialmente se for mãe de primeira viagem.
No curso de preparação para o parto, aprenderá a reconhecer os sinais do início do trabalho de parto e como deve reagir perante cada uma das suas fases.
As contrações são o primeiro indicador físico de que o nascimento do seu filho está para breve.
As contrações são uma sensação de aperto (o útero endurece durante uns 30 segundos e depois descontrai-se) e dor abdominal semelhantes a cãibras menstruais com uma dor que irradia em toda a zona abdominal.
Ao contrário das ou falsas contrações de parto, que são esporádicas, irregulares e indolores, as verdadeiras contrações do trabalho de parto começam devagar mas vão-se tornando progressivamente mais fortes, frequentes e dolorosas à medida que a dilação da cérvix progride e a pressão exercida pelo bebé aumenta sobre a zona pélvica. Pode sentir necessidade de evacuar e urinar frequentemente.
Outros sinais de que a data de parto está para breve:
- O bebé desce e encaixa-se na zona pélvica.
- Rutura das membranas ou “bolsa de águas” (saída de líquido amniótico pela vagina, devido à rotura das membranas que envolvem o bebé).
- Expulsão do rolhão mucoso (eliminação, pela vagina, do rolhão mucoso que sela o útero durante a gestação).
O início do trabalho de parto: contrações e dilatação
Antes do início do trabalho de parto, o colo tem cerca de 3 cm de comprimento. No final da dilatação atinge os 10 cm. Nesta altura, entra na segunda fase do trabalho de parto e será incentivada a fazer força.A sua colaboração vai ser essencial para ajudar a expulsar o seu bebé. A cada contração, inspire profundamente e, depois, não deixe sair o ar enquanto faz força. A seguir, expire. Aproveite o intervalo entre duas contrações para descontrair e recuperar as forças.